A apresentação das peças oficiais da recepção ao Papa Bento XVI ocorreu na quarta-feira no Hotel Infante Sagres.As peças foram criadas pelo artista plástico Albuquerque Mendes e incluem o “Estandarte da Paz”, o “Lenço Peregrino” e a “Medalha Amanhecer”. Os objectos pretendem reunir numa narrativa gráfica todos os peregrinos e fiéis.

O estandarte, segundo a responsável pela campanha das obras oficiais, Elsa Veloso, é “um símbolo de boas-vindas e de paz”, que “pretende unir as pessoas em torno da chegada de Bento XVI”, dando-lhe as boas-vindas.

A medalha tem como símbolo principal o ramo de oliveira, com três perfurações vazadas no metal, representando a Santíssima Trindade. Na medalha, estão gravadas as palavras “Cooperatores Veritatis”, o mote da inspiração do caminho do Papa Bento XVI.

O lenço, peça que se agita no acto de saudação e boas-vindas, tem impressas as cores do Vaticano (branco e amarelo), assim como a imagem do Papa.

Os produtos apresentados estão a ser vendidos em todo o país, em quiosques, tabacarias, livrarias e paróquias. Os preços das peças variam entre quatro euros (medalha) e dez euros (estandarte).

A visita do Papa a Portugal acontecerá entre os dias 11 e 14 de Maio. No primeiro dia, Joseph Ratzinger estará presente em Lisboa e, no dia seguinte, quarta-feira, estará em Fátima. O Papa Bento XVI terminará a sua visita a Portugal no Porto, dia 14, realizando, às 10h15, uma missa na Avenida dos Aliados. Nesse mesmo dia, às 13h30, haverá uma cerimónia de despedida no Aeroporto Internacional Sá Carneiro, onde Bento XVI fará um discurso.