Os Franz Ferdinand são a grande novidade do cartaz da Queima das Fitas do Porto 2010. A banda liderada por Alex Kapranos volta ao país depois das duas actuações do ano passado, no festival Paredes de Coura e, a título próprio, no Campo Pequeno. Os Franz Ferdinand sobem ao palco do Queimódromo na segunda-feira.

Também os Crystal Castles voltam a actuar em Portugal, depois da presença no festival Optimus Alive!09 e apesar do desmentido da Federação Académica do Porto na passada semana. A banda canadiana actua na madrugada do primeiro dia de Queima.

O grupo de artistas internacionais que farão parte da Queima do Porto de 2010 fica completo com Nneka, a cantora alemã de origem nigeriana que sobe ao palco a 7 de Maio, e com o rapper brasileiro Marcelo D2, que actua na quarta-feira.

A primeira noite da Queima de 2010 fica marcada pelas actuações, não só dos Crystal Castles, mas também dos Phama, vencedores, do concurso de bandas de garagem da FAP, que abrirão para Tiago Bettencourt e Mantha.

Preços mantêm-se

Durante a apresentação do cartaz, Ricardo Morgado garantiu que o preço dos bilhetes para a edição 2010 da Queima não sofrerão alterações em relação a 2009. Depois do regresso do bilhete único na edição do ano passado, o passe geral é o único a baixar o preço, custando este ano 50 euros. Os bilhetes serão colocados à venda no dia 26 de Abril.

Os Flow 212 são a novidade para o segundo dia, onde actuam, também, os Buraka Som Sistema, já confirmados pelo JPN anteriormente.

Dia 3 de Maio é a vez de Slimmy, que partilhará o palco com os Franz Ferdinand. Na tradicional noite “pimba”, o habitual Quim Barreiros será acompanhado pelos “Hi-Fi“, grupo musical de Viseu.

Já quarta-feira, os portugueses Souls of Fire abrem o palco para a actuação de Marcelo D2. Na quinta-feira, sobem ao palco do Queimódromo os Xutos e Pontapés, precedidos pelos Azeitonas. Estes últimos, presentes na apresentação, referiram que é “um prazer estar no palco principal da Queima”. Linda Martini e Nneka são os artistas que animarão o recinto na sexta-feira. Finalmente, Legendary Tiger Man e GNR encerram a Queima das Fitas do Porto, actuando a 8 de Maio.

“Um espaço para a World Music”

Mas nem só nas bandas residem as novidades deste cartaz. Durante a apresentação, Ricardo Morgado, presidente da Federação Académica do Porto (FAP), anunciou a criação de um novo espaço, denominado “Mundos”, um “palco para a world music“. O espaço ocupará o palco principal depois dos concertos.

A primeira noite do “Mundos” estará a cargo do DJ João Dinis, sendo que, na noite seguinte, sobe ao palco Virgem Suta. Dia 3 de Maio os Olive Tree Dance ocupam o espaço e, no dia 4 de Maio, é a vez dos Funkalicious. Já dia 5, The Dixie Boys tomam a seu cargo a animação do “Mundos”, sendo que a noite de 6 de Maio vai ser animada pelo Dj Set do DJ Marcelinho da Lua. Finalmente, Melech Mechaya marca presença na noite de 7 de Maio e Cacique 97 finaliza as actuações no espaço Mundos, no dia 8.

A tenda de Discoteca também não foi descurada, com actuações confirmadas de DJ’s como Miguel Rendeiro, Pedro Tabuada, Frank Maurel e Dezperados.

O cartaz da Queima das Fitas do Porto 2010, que vai ter lugar entre os dias 2 e 8 de Maio no Parque da Cidade, foi apresentado quinta-feira no Salão Nobre do Governo Civil do Porto.

Artigo corrigido às 11h08 de 16 de Abril de 2010