Entre 24 e 30 de Abril, três mil estudantes de universidades e politécnicos públicos e privados do continente e ilhas vão procurar sagrar-se campeões em Atletismo, Natação, Voleibol, Futebol, Futsal, Basquetebol, Andebol, Rugby, Ténis de mesa, Badminton, Squash, Hóquei em Patins, Rugby, Xadrez e Tiro Com Arco. Vão realizar-se, pela segunda vez consecutiva, no Grande Porto, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU).

Programa:

Atletismo:
24 Abril [Póvoa de Varzim] Natação:
25 Abril [Póvoa de Varzim] Voleibol de Praia: 24/25 Abril
Tiro com Arco:
25 Abril [Póvoa de Varzim] Andebol Feminino
26 a 29 Abril [Padrão da Légua] Andebol Masculino:
26 a 29 Abril [Leça da Palmeira e Padrão da Légua] Basquetebol Feminino:
26 a 29 Abril [Guifões] Basquetebol Feminino:
26 a 29 Abril [Guifões] Futsal Feminino
26 a 29 Abril [Pavilhão IPP e Nave Prof. Carlos Pereira] Futsal Masculino
26 a 30 Abril [Nave Prof. Carlos Pereira] Voleibol Feminino
27 a 30 Abril [Nave Ilídio Ramos] Voleibol Masculino
27 a 30 Abril [Nave Ilídio Ramos] Hóquei em Patins
26 a 28 Abril [St.Cruz do Bispo] Futebol 11 Masculino
26 a 30 Abril [Estádio Custóias FC] Badminton
28 Abril [Leça da Palmeira] Ténis de Mesa
28 Abril [Leça da Palmeira] Rugby Sevens
28 Abril
Xadrez
26 /27 Abril [Senhora da Hora] Squash Individual
26 Abril [Estádio do Dragão] (ver calendários pormenorizados)

Na apresentação oficial do evento, realizada esta quinta-feira, na Câmara Municipal de Matosinhos (CMM), o presidente da Federação Académica de Desporto Universitário(FADU), André Couto, destacou a importância destes sete dias de competição, que são “o culminar de uma época de trabalho” dos atletas apurados em diversos campeonatos académicos regionais.

A nova presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), Rosário Gambôa, falou com satisfação da organização dos CNU’10. “É responsabilidade das instituições de ensino superior formar os jovens e o desporto cultiva um conjunto de valores associados ao fair-play que são fundamentais para a formação pessoal”. Nesse sentido é fundamental “colaborar com membros da sociedade civil que favoreçam a missão”.

Este ano, o maior evento de desporto universitário do país é organizado, uma vez mais, pelo IPP. Depois do sucesso do ano passado, em Gaia, este ano são os municípios de Matosinhos e Póvoa do Varzim a receber o evento.

“Vai começar-se a trabalhar” na organização dos Campeonatos Europeus Universitários

Os representantes da autarquia de Matosinhos mostraram-se também satisfeitos por acolher a iniciativa. Guilherme Aguiar, vereador do Desporto, espera que “a parceria possa servir para que haja mais e melhores campeões e sobretudo para que o desporto universitário possa afirmar-se no panorama desportivo português”. Já Guilherme Pinto, presidente da CMM, confessa querer “ver os recintos desportivos cheios”.

O presidente da CMM aproveitou ainda a ocasião para lançar um desafio à FADU: “Trazer para a Área Metropolitana do Porto os Campeonatos Universitários a nível europeu”. Segundo o autarca, as condições para se avançar com uma candidatura para os Campeonatos de 2017 estão reunidas. “Há força, há capacidade, há vontade, há gente e há infra-estruturas”, defendeu Guilherme Pinto. Em resposta, André Couto avançou que “vai começar a trabalhar-se nisso”.

O acesso à competição europeia é conseguido através da prestação dos atletas nos Campeonatos Nacionais.