Comemora-se hoje, quinta-feira, o 40.º aniversário do Dia Mundial da Terra e o Porto associa-se às comemorações com vários eventos a acontecer durante todo o dia.

Dia Mundial da Terra:

As origens do Dia Mundial da Terra remontam a 1970, quando o senador norte-americano, Gaylord Nelson, convocou o primeiro protesto contra a poluição. Nos anos 90 começou a ser comemorado noutros países.

A Fundação de Serralves e a Liga para a Protecção da Natureza (LPN), no âmbito do ciclo “Conversas sobre o ambiente”, promovem o debate “A Água”, que se realiza às 17h00, na Biblioteca da instituição. Conta com a presença de António Brito, da Administração da Região Hidrográfica do Norte, Eugénio Sequeira, da LPN, e de Armanda Silva Afonso, da Universidade de Aveiro. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.

A Fnac de Santa Catarina recebe, por volta das 18h00, o fotógrafo António Luís Campos e o escritor Pedro Pires que apresentam “Metamorfose – O Mondego Num Abrir e Fechar de Asas”, um álbum fotográfico das borboletas que vivem ao longo do rio.

A Fundação Porto Social associa-se ao Dia da Terra com um debate pelas 21h15, no Serão da Bonjóia, integrado no “Ciclo Porto Cidade de Ciência”. “Porque Precisamos de Conservar” é a pergunta que dita o início do debate com a presença do geólogo José Brilha. A entrada é gratuita.

A Feira do Livro de Matosinhos, que está a celebrar a Semana da Terra com iniciativas diárias, também enaltece o dia da terra e promove várias actividades ao longo do dia de hoje.