Começou na terça-feira e termina hoje, dia 22 de Abril, o seminário ibero-americano intitulado “A Cultura e a Ciência narradas pelos jornalistas: desafios e oportunidades”, realizado em Madrid.

Durante três dias, a organização promete, segundo o programa disponibilizado pelo site da Organização de Estados ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), analisar casos de cobertura jornalística relacionados com temas culturais e científicos, relacionando-os com os meios digitais e as novidades sociais da Internet.

A conferência pretende promover a criação de mais espaços de colaboração na rede, com o intuito de construir uma “agenda” onde seja possível a difusão de novas formas de jornalismo e o contacto entre os profissionais de informação e os actores dos sectores cultural e científico.

O anfitrião do congresso é a sede da OEI, em Madrid. O evento tem o apoio de entidades como a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), a agência noticiosa EFE e a Escola de Jornalismo da Universidade Autónoma de Madrid, em parceria com o jornal “El País”.

O círculo de conferências, convocado pela OEI e pela Fundação Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), conta com inúmeros jornalistas, académicos, investigadores e chefes de redacção. Os convidados vão debater, em mesa redonda, temas actuais do mundo do jornalismo ligado à ciência e à cultura, pretendendo, especialmente, fomentar uma “melhor cobertura jornalística” nos meios de comunicação.

O seminário destina-se, sobretudo, a estudantes, jornalistas, especialistas e investigadores da área e tem transmissão em directo via Internet.