Para além dos esforços camarários para a reabilitação do Centro Histórico do Porto, também têm surgido iniciativas de cariz privado que pretendem dar uma nova vida ao Morro da Sé. Uma delas é a Attraction Store, que recentemente abriu na Rua Escura.

Trata-se de um espaço que serve um propósito muito específico, demitindo-se da mera função de um ponto de comércio alternativo e peças de novos criadores. O objectivo passa, sim, pela dinamização da zona.

Sérgio Coelho explica, ao JPN, o conceito que criou com mais dois sócios, Eliana Coelho e João Dias. “Nós não queríamos que fosse só mais uma loja de artesanato urbano. O conceito foi todo concebido e idealizado por nós.” No fundo, diz, “a Atraction Store é para atrair pessoas para a Rua Escura, mas também os objectos que estão à venda aqui no espaço têm histórias de atracção uns com os outros”.

A vinda da Attraction Store para a Rua Escura deve-se à necessidade de dinamizar a Sé, até porque os três sócios são proprietários de uma empresa que detém oito imóveis no local. Encontraram, assim, uma outra maneira de rentabilizar a área.

A ideia, evidencia Sérgio Coelho, foi precisamente “começar essa atracção [de mais habitantes e projectos] no ponto de vista cultural, social, criativo, porque esse normalmente é o ponto de partida para este tipo de intervenções e revoluções a nível urbanístico”.

Os proprietários não falam de qualquer tipo de entraves à criação do espaço. O apoio da população tem sido incondicional. Aliás, Sérgio Coelho diz mesmo que os habitantes lhe dizem que deveriam existir mais empreendedores com este género de iniciativas. Eles foram “os primeiros a fazê-los”, mas o empresário espera que outros lhes sigam os passos. “É sempre preciso alguém que acredite e dê o primeiro passo.”