No lado dos “encarnados” já paira uma aragem campeã. O Benfica continua no primeiro posto da tabela e, com apenas três jogos para o final do campeonato, seis pontos continuam a separar a equipa do perseguidor Sp. Braga. Os adeptos já vão cantando vitória mas, para já, os homens comandados por Jorge Jesus têm de ganhar o próximo desafio, frente ao Olhanense. Facilidades é o que não se espera da parte do emblema de Olhão que não se quer juntar à festa das “águias” e precisa obrigatoriamente de pontos se não quiser ser relegado para a 2.ª Liga de Futebol.

Para o confronto de sábado, na Luz, o Benfica tem disponível Luisão, que conseguiu recuperar a tempo e que deverá mesmo ser titular, mas continua a incerteza se Saviola fará dupla com Cardoso no ataque. Já no lado da turma liderada por Jorge Costa, o guarda-redes Bruno Veríssimo vai render o castigado Ventura mas a grande surpresa é o avançado Nwokolo na frente do ataque. Paulo Sérgio deve ser poupado já que, com quatro amarelos, será pérola preciosa para o encontro da penúltima jornada frente ao Leixões, para onde o Olhanense concentra todos os esforços.

A luta do Sp. Braga

Também o Sp. Braga sonha com o título pois ainda tudo é possível. No entanto, o Benfica pode sagrar-se campeão já este fim de semana. Para isso, só a vitória dos homens da Luz não basta; os bracarenses também precisam de perder pontos. A pressão parece apertar mas os adeptos prometem ajudar. Isto porque, na deslocação à Figueira da Foz no domingo, vão estar sete mil adeptos encarnados nas bancadas, o que, feitas as contas, resulta em 80% dos presentes no Estádio José Bento Pessoa.

Os homens da Figueira estão no meio da tabela, mas, pela pouca diferença de pontos, ainda é possível subir na classificação geral. O contrário também pode ser uma realidade e, por isso, a equipa de Augusto Inácio promete não vacilar. Os bracarenses, com um olho no primeiro lugar e o outro no FC Porto que segue logo atrás, não tem outro pensamento se não os três pontos.

Segue logo atrás… e bem perto. Afastados do título, os “dragões” têm uma nova meta: a Liga dos Campeões. Para isso, precisam de assaltar o segundo lugar. Na 28.ª jornada da Liga, o FC Porto desloca-se a Setúbal. Ambas as equipas precisam de pontuar mas os objectivos são bem diferentes. Enquanto os “azuis-e-brancos” ainda lutam por um lugar melhor no pódio, os sadinos tentam fugir à desclassificação. Neste momento ocupam a 13.ª posição mas têm os mesmos pontos que o Olhanense que é antepenúltimo.

Para o encontro de sábado, Jesualdo Ferreira já apresentou três novidades na lista de convocados: Nuno na substituição a Helton que está lesionado, Nuno André Coelho para render o castigado Bruno Alves e Tomás Costa para o lugar de Addy.

O sonho europeu

O Sporting, já com novo treinador anunciado, tem cada vez mais garantido o 4.º lugar. São já oitos os pontos que os separam do Vitória de Guimarães, precisamente a equipa de Paulo Sérgio, o futuro mister dos “leões”.

Este fim de semana, o clube de Alvalade desloca-se até Leira para defrontar a União, que ocupa o 8.º lugar da tabela. Já os homens de Guimarães recebem, na Cidade Berço, o Belenenses que é cada vez mais último. O Nacional da Madeira também ainda compete por um lugar na Europa e, com apenas um ponto a separá-lo dos vimaranenses, vai defrontar, em casa, o Paços de Ferreira.

Despromoção à vista

Dos três últimos da tabela, o Olhanense, na 14.ª posição, é o que tem a tarefa mais difícil, uma vez que se desloca à Luz. O Leixões, um lugar abaixo e com quatro pontos de diferença, recebe os estudantes da Académica de Coimbra. O emblema do Restelo, a afundar-se cada vez mais, visita o Vitória de Guimarães.