A revolução que destruiu o regime em Portugal aconteceu a 25 de Abril de 1974. Passados 36 anos, o Grande Porto continua a celebrar a data, com eventos comemorativos em Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

No dia 24 pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Vila Nova de Gaia, vão ser distinguidas tanto pessoas individuais, como grupos colectivos, em diversas áreas da sociedade. Já em Matosinhos, às 22h00, a fadista Carminho actua no Salão Nobre da Câmara Municipal, numa actuação com entrada livre.

No Porto, a Casa da Música recebe, sábado às 23h00, um espectáculo de técnicas de documentário, com vídeo e áudio manipulados no momento, seguido de uma actuação de rap. O primeiro evento fica a cargo do realizador Tiago Pereira, que demonstrará, através de som da Revolução dos Cravos, as consequências da mesma nos anos que se seguiram. Segue-se o concerto “Força das Palavras”, com o rapper NBC. O preço do bilhete para ao espectáculo é de cinco euros.

Já no dia 25 de Abril, pelas 11h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Porto (CMP), decorrerá a imposição de medalhas municipais. Rui Rio, presidente da CMP, distinguirá dez personalidades que se destacaram pelos feitos cívicos e pelo seu mérito pessoal. Entre eles estão a Associação Comercial do Porto, Carlos Moreira da Silva, José Guimarães dos Santos, Lino Maia, Luiz Oliveira Dias, Orlando Gaspar, Francisco Cardoso Lima, Delfim Teixeira Ferreira, Joaquim Vaz Ferreira e António Henrique Belém. Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, vai estar presente para falar em nomes das personalidades distinguidas.

Durante o fim-de-semana, o Palácio das Artes – Fábrica de Talentos realiza mais uma edição das Feiras Francas, subordinada ao tema “Paixão e Revolução”, em homenagem à Revolução de Abril.

Também pelas 11h00, mas na Rua 25 de Abril, em Perosinho (V. N. Gaia), o presidente gaiense, Luís Filipe Menezes, inaugura a obra de requalificação mesma rua.