Desde Março que a Diocese do Porto e a Câmara Municipal iniciaram os preparativos para a vinda do Papa Joseph Ratzinger à cidade. Bento XVI vai celebrar, na manhã de 14 de Maio, uma missa na Avenida dos Aliados. A organização do evento vai envolver parcerias com várias instituições e empresas, pois o objectivo é mostrar e potencializar as diversas áreas e produtos da região.

Condicionamentos no trânsito:

Dia 14 de Maio, das 4h00 às 17h00, o trânsito vai estar condicionado em toda a Baixa do Porto e numa área envolvente que se estende da Rua da Constituição, a Norte, até à Rua Fernão de Magalhães, a Este, e à Rua D.Pedro V, a Oeste. Nesse mesmo dia, da meia-noite às 17h00, o trânsito vai estar proibido em toda a zona marginal desde a Rotunda do Freixo até à Ponte D. Luís I e ainda em todas as ruas pelas quais a comitiva do Papa irá efectuar o seu percurso. O estacionamento nestas ruas será proibido desde o dia 10 de Maio.

Os principais preparativos foram apresentados ontem, quinta-feira, no Paço Episcopal. A estrutura do altar e todo o mobiliário a ser utilizado durante a eucaristia está a ser fabricado conjuntamente por seis empresas de Paredes e Paços de Ferreira, em parceria com as respectivas autarquias.

Os projectos são da autoria do arquitecto Audemaro Rocha. De Beiriz, Espinho e Felgueiras vêm os tapetes e diversos panos e bordados, tudo manufacturado por bordadeiras e tecedeiras tradicionais. A Câmara de Resende fica responsável pela alimentação de todo o séquito papal, apresentando a gastronomia e a doçaria regional.

Vários barcos de pescadores das comunidades piscatórias da região vão estar no Rio Douro para dar as boas-vindas ao Papa. Bento XVI chega de helicóptero à Base Militar ao Regimento de Artilharia da Serra do Pilar. A comitiva atravessa, depois, a Ponte do Infante, num percurso que termina na Avenida dos Aliados.

Balanço positivo dos preparativos

É “o maior desafio organizativo alguma vez proposto à Câmara”, afirmou, esta quinta-feira, aos jornalistas, Manuel Teixeira, chefe do Gabinete do Presidente da Câmara do Porto. Até agora, porém, tudo está a ter “um balanço positivo”.

“Máximo empenho e custo mínimo” foi a expressão utilizada pelo chefe do Gabinete Diocese do Bispo do Porto, Padre Américo Aguiar, para descrever todos os preparativos. Todos os materiais que estão a ser fabricados exclusivamente para a celebração da missa vão ser reutilizados e distribuídos pelas vária paróquias do país.

Artigo corrigido às 12h07 de 7 de Maio de 2010