A Queima das Fitas 2010 vai encher a cidade do Porto de estudantes. Durante oito dias, as actividades académicas ou as noites no queimódromo da cidade, vão trazer uma maior agitação. Por isso mesmo, os transportes da cidade vão ser reforçados.

À semelhança dos anos anteriores, a STCP vai oferecer aos estudantes autocarros gratuitos durante toda a noite, com ligações directas dos Aliados e do Hospital S. João/Areosa ao Queimódromo. O serviço especial da STCP vai funcionar em serviço de vaivém a partir das 22h00 e até às 6h30 da manhã. Nos dias de maior enchente, os autocarros vão circular numa frequência de dez em dez minutos. Nos dias mais “parados” de Queima, a frequência de passagem de autocarros pode atingir os vinte minutos. No primeiro dia (dia de Serenata), o serviço vai começar apenas a partir das 00h01.

A Metro do Porto, com a Operação Especial “Queima 2010”, vai reforçar, também, a circulação do Metro durante os oito dias em que decorre o evento. No primeiro dia de Queima, dia da Serenata, e no dia do Cortejo, o Metro circulará durante toda a noite nas linhas Azul (com direcção a Senhor de Matosinhos), Vermelha (que liga Estádio de Dragão à Póvoa de Varzim), Verde (com direcção ao ISMAI) e Amarela (que liga o Hospital São João a D. João II, em Gaia). Nestes dois dias, a partir da uma da manhã, as Linhas B e C estão em operação a partir da Senhora da Hora.

No dia 2 de Maio, os Aliados enchem-se de estudantes para celebrar a Missa da Bênção das Pastas. Assim, a frequência da Linha Amarela vai ser reforçada neste dia, entre as 9h00 e as 15h00, com uma periodicidade de seis minutos. No dia do Cortejo, a 4 de Maio, a Linha Amarela reforça, mais uma vez, a frequência de passagem, oferecendo veículos duplos a partir das 14h00 e novamente com uma periodicidade de seis minutos. A frequência da Linha Azul será de oito minutos.

Nos outros dias de Queima, o Metro vai estar a funcionar até ao Queimódromo até à uma hora da manhã e, posteriormente, vai retomar o serviço a partir das 5h00 na Estação Câmara de Matosinhos, com ligação às linhas B (vermelha) e C (ISMAI) na Senhora da Hora.