O Conselho Geral da Universidade do Porto (UP) aprovou duas das sete candidaturas apresentadas para o cargo de reitor. Marques dos Santos concorrerá contra um dos estrangeiros que se candidatou ao cargo, garante fonte da reitoria, sem avançar, no entanto, o nome do “adversário” do actual reitor.

As outras cinco candidaturas foram reprovadas, sendo que as mesmas podem apresentar recurso da decisão até ao final desta semana. “Poderão ser aceites mais candidatos”, revelou a mesma fonte, acrescentando que só no dia 3 de Maio serão conhecidos os candidatos definitivos ao cargo de reitor.

Na origem da reprovação poderão estar, segundo a fonte contactada pelo JPN, “questões formais da candidatura, relacionadas com o currículum dos candidatos ou com a falta de documentos, ou deficiências nas propostas apresentadas”.

A possibilidade de serem eleitos para o cargo professores e investigadores de fora do país surgiu em 2007, com o novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES). A Universidade de Lisboa foi a primeira a abrir um concurso internacional, em 2009, sem que nenhum estrangeiro se candidatasse. No início deste ano, foi a vez da Universidade da Aveiro colocar esta hipótese. No entanto, as quatro candidaturas estrangeiras não foram aceites por não reunirem os requisitos necessários.

No Porto, foram seis os estrangeiros a apresentar candidatura à reitoria. Seguiu-se um processo de avaliação das candidaturas, que terminou na passada quinta-feira, com resultado favorável para apenas uma delas. A UP será a primeira universidade portuguesa com um candidato estrangeiro à reitoria.

Segundo fonte da reitoria, o nome do reitor da UP nos próximos quatro anos será conhecido no final do próximo mês. Até lá, serão analisados os projectos estratégicos apresentados pelos candidatos e feitas entrevistas pessoais com estes. Será o Conselho Geral da UP a decidir quem assumirá o cargo.