“Está a correr bem?” – questiona o reitor da Universidade do Porto (UP), Marques dos Santos, logo ao início da reunião do IV Campeonato Mundial Universitário de Rugby Sevens, realizada ontem, segunda-feira, na reitoria. A menos de 100 dias para o início da competição, que decorre entre 21 e 24 de Julho, no Estádio do Bessa, Marques dos Santos está optimista: “não há expectativas, há certezas.”

Estão inscritos cerca de 600 atletas a representar 22 países, um “número muito elevado de equipas de grande nome com atletas de grande valor”, evidencia o reitor. A fasquia é, por isso, alta. Portugal também vai marcar presença, representado por uma equipa masculina e outra feminina.

Presentes na reunião de trabalho estiveram, ainda, Carlos Amado da Silva, presidente da Federação Portuguesa de Rugby (FPR), Miguel Vareta, vice-presidente da FPR, Manuel Janeira, pró-reitor da UP responsável pela área do Desporto, João da Cruz Carvalho, director dos Serviços de Acção Social da Universidade do Porto (SASUP), e Nuno Viera e Bruno Almeida, da organização.

UP procura voluntários

A organização do campeonato já ultima pormenores, estando agora a trabalhar nos transportes até ao recinto e na recepção dos atletas, afirmou Manuel Janeira, ao JPN. Para além disso, a Universidade procura, ainda, voluntários para ajudar durante a competição, estando já inscritos cerca de 80. João da Cruz Carvalho garante, no entanto, que tudo vai estar resolvido dentro do prazo

Manuel Janeira expressou, ainda, a decepção do campeonato não se realizar no Estádio Universitário, mas contendas entre a Universidade e o CDUP (Centro Desportivo Universitário do Porto) não o permitiram. No entanto, deixa claro que a alternativa é “muito boa”. O facto de ser realizado no Estádio do Bessa e em Julho, época que coincide com os exames ou férias dos estudantes, não preocupa a organização.

Brasil, Estados Unidos, França, Japão são apenas alguns dos países representados na competição. O destaque recai em equipas como a Rússia e a China, mas também na equipa australiana, os famosos Wallabies, a maior potência mundial da modalidade. Para o reitor da Universidade, a aposta no rugby é óbvia: “É uma modalidade que apreciamos, que tem nome e dá nome. No Porto temos tradição [no rugby], nomeadamente com as equipas que estão ligadas ao CDUP”.

É a primeira vez que Portugal é palco do Campeonato Mundial Universitário de Rugby Sevens. Para o Presidente da FPR, o Porto é o cenário ideal. “Se há cidade que tem tradição no desporto universitário é o Porto”, refere. Já Marques dos Santos acredita que a competição pode “alavancar o rugby na cidade do Porto e na Universidade e criar novos adeptos e ter equipas competitivas na Universidade do Porto”.

Rugby Sevens está “na moda”

Hoje em dia são cerca de seis mil os praticantes do rugby. É uma modalidade que tem vindo a crescer em Portugal e o Rugby Sevens, ou de sete, é uma das suas variantes mais modernas. Está “na moda”, garante Carlos Amado da Silva, adiantando, ainda, que “Portugal já é uma potência nessa variante”. Em Julho começa o campeonato, mas o sorteio da fase dos grupos é já a 6 de Maio.

O IV Campeonato Mundial Universitário de Rugby conta, ainda, com a presença de Tomaz Morais, antigo treinador da selecção portuguesa de rugby e o actual responsável técnico da FPR.

“É uma pessoa que confia muito na capacidade empreendedora do Norte e sabe bem a massa que aqui tem”, afirma o Presidente da FPR, deixando, ainda, uma garantia: “vamos apostar no desporto no Norte e na prática rugby em particular.”