O cartaz oficial do Enterro da Gata foi apresentado e o destaque recai sobre o carácter interventivo do tema deste ano: “A Gata d’Assalto”. O presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Luís Rodrigues, justifica a escolha do tema pela insegurança sentida pelos estudantes na zona do campus de Gualtar, vítimas de vários assaltos.

Pretendem, assim, “chamar a atenção das autoridades” e, ainda, salientar o problema do “financiamento do Ensino Superior e bolsas de acção social escolar”.

As comemorações incluem um “dia de beneficência” (dia 9), onde os lucros das bebidas consumidas revertem a favor de algumas instituições de solidariedade social.

O alinhamento do cartaz conta com nomes internacionais, nacionais e alguns dj’s e a abertura das portas faz-se diariamente às 22h00. No primeiro dia de festividades (dia 8), é Slimmy quem inaugura o Enterro, aquecendo o palco para David Fonseca.

No dia 9, o Coro Académico/Tuna Universitária do Minho sobe ao palco pelas 22h30. Nessa mesma noite, o destaque vai para a brasileira Daniela Mercury e para os portugueses Azeitonas, que também marcarão presença na Queima das Fitas do Porto.

Expensive Soul e Diego Miranda actuam dia dez e Buraka Som Sistema e os portuenses Souls of Fire ocupam o palco, no dia seguinte. Quem promete aquecer o dia 12 são Os Homens da Luta e Quim Barreiros, habitué nestas andanças. Legendary Tiger Man prepara o público para o sérvio Emir Kusturica (& The No Smoking Orchestra).

Na sexta-feira que antecede o último dia do Enterro, conhece-se a banda vencedora do concurso Unplugged e o dj vencedor do concurso DJ@UM, dispensando-se apresentações para os Xutos & Pontapés. A festa termina no sábado, dia 15, com o grande arraial minhoto “Santoinho”.

Para quem prefira música electrónica ou receie ir para casa demasiado cedo, pode ouvir Pedro Tabuada, Miguel Rendeiro, Overule, entre outros dj’s que presentearão o público todas as noites.

Os estudantes minhotos podem ainda sentir-se mais seguros com o apoio do Governo Civil de Braga e, para eventuais excessos, os alunos de Medicina e Enfermagem do projecto “Gata na Saúde” prestarão os devidos cuidados médicos a quem necessite. Uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Braga também estará no local durante a edição 2010 do Enterro da Gata.