Liderada por Miguel Moreira, a equipa da Universidade do Porto (UP) revalidou terça-feira o título universitário de hóquei em patins e confirmou o favoritismo que lhe era atribuído antes de iniciar a prova.

Com vários jogadores a actuar na I Divisão Nacional de Hóquei em Patins, como André Pinto e Tiago Ferraz do Gulpilhares e André Girão da Académica de Espinho, a UP não teve dificuldades em bater as equipas adversárias e só a Universidade do Minho conseguiu não sair derrotada pelos estudantes da UP.

Com duas vitórias no primeiro dia da prova, contra IPP e AAC, a UP teve ontem a oportunidade de se tornar bicampeã sendo que, para isso, só precisava de vencer um dos seus jogos e não perder outro.

Resultados:

IPP 4-1 IP Leiria
AAC 6-7 AAUM
U Porto 2-1 IPP
IP Leiria 6-2 AAUM
UPorto 7-1 AAC
AAUM 4-5 IPP
AAC 3-1 IP Leiria
UPorto 5-5 AAUM
IPP 6-5 ACC
UPorto 7-0 IP Leiria

No confronto contra a AAUM, o técnico Miguel Moreira fez descansar alguns dos seus jogadores mais importantes e acabou por não conseguir melhor do que um empate a cinco bolas, conseguindo o golo do empate já nos segundos finais, de grande penalidade.

No último jogo da prova, a UP tinha que garantir o triunfo e não deu hipóteses ao IPLeiria, goleado por sete bolas a zero.

Em quatro campeonatos nacionais, a UP já conta no seu historial com três títulos. O capitão da equipa refere, em declarações ao JPN, que neste ano, “a UP foi superior e isso notou-se dentro do campo”. Questionado sobre os pontos fortes da turma da Universidade do Porto, o desportista destaca o mérito do treinador.

No final do encontro, Miguel Moreira reconheceu efectivamente que a sua equipa foi a melhor, mas teceu algumas críticas em relação aos regulamentos.

É preciso “maior seriedade, maior rigor, maior espetacularidade”

O técnico levantou algumas questões relativas à organização da prova. “Será que queremos que em dois dias se decida um campeão de desporto universitário ou que se promova o desporto universitário ao longo de todo o ano lectivo?”, interroga-se Miguel Moreira, deixando o recado aos responsáveis da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).

Também as disparidades entre as regras da FADU e as da Federação Portuguesa de Hóquei foram alvo de críticas por parte do técnico. Para Miguel Moreira, “isso leva a algumas situações caricatas” de arbitragem. “É preciso que se criem condições de maior seriedade, maior rigor e mais espetacularidade”, referiu, rematando que “toda a gente irá vencer com isso”.