A Universidade Portucalense está a organizar o Cine-Psi, um cineclube de cinema com sessões divididas em duas partes: a exibição de um filme, a que se segue um debate explicativo do filme à luz da psicologia.

O primeiro filme, “O Menino Selvagem”, foi exibido no dia 23 de Abril, sexta-feira, seguido do debate Nature/Nurture (Inato/Adquirido).

Elisabete Alves Freitas, membro da organização do cine-psi, explica que o objectivo do projecto é entender os filmes, mas também perceber comportamentos sociais que vemos no dia-a-dia, através de conhecimentos e fundamentos da psicologia.

A aluna do curso de psicologia da Universidade Portucalense lembra casos reais expostos na comunicação social, em que as pessoas são surpreendidas por um vizinho que se revela homicida ou violador.

“Muitas vezes as pessoas comentam na comunicação social: ‘ninguém desconfiava, porque ele/ela era tão boa pessoa’ e, através da psicologia, nós percebemos que isso não tem qualquer relação”, explica. “Temos que aprender a compreender as pessoas pelo que lhes é inato e pelo que foi adquirido”, acrescenta, pois “muitas vezes, a resposta está na infância e não no que a pessoa é actualmente”.

Nesse sentido, o próximo filme a ser exibido será “Hannibal”. “É importante perceber que ele [Hannibal], como acontece em casos reais, não nasceu assassino”, explica, com o intuito de, “a partir daí”, entender “como surgiram e evoluíram esses comportamentos”.

Está previsto que “Hannibal” seja exibido na Aula Magna da Universidade Portucalense, no dia 28 de Maio. A entrada é gratuita e a organização espera cerca de 200 pessoas na sessão.