A Associação Académica de Coimbra (ACC) é a nova campeã universitária de basquetebol masculino. Sucede, assim, à Universidade de Aveiro, que era a bi-campeã da prova. A equipa de Coimbra derrotou a vice-campeã Universidade da Beira Interior, por 72-55. A superioridade da AAC foi evidente ao longo de todo o jogo. Em terceiro lugar do pódio ficou a Universidade do Minho (AAUM).

Em declarações ao JPN, Alfredo Robalo, treinador da ACC elogiou “o trabalho que se fez durante toda a época”, assim como o excelente percurso da AAUBI.

O atleta brasileiro Rafael dos Santos está a fazer o mestrado na Universidade de Coimbra e revelou ao JPN como surgiu a oportunidade de jogar na equipa de basquetebol da “briosa”. Rafael elogiou, também, a importância destes torneios realizados em Portugal.

Nos femininos, o Instituto Politécnico do Porto (IPP) revalidou o título de campeão, derrotando, na final, a Universidade de Aveiro por 58-51. Num jogo muito disputado, o IPP acabou por ser mais unido e eficaz. No terceiro lugar do pódio ficou a Faculdade de Motricidade Humana.

No final do jogo, José Castro, técnico do IPP, referiu ao JPN que “foi uma final muito difícil de conquistar” pela valia do adversário. Lembrou, também, a dificuldade que as atletas têm em conciliar o desporto com os estudos.