Diogo Nunes, Fábio Azevedo, Tiago Silva, Tiago Amorim e David Ribeiro. São estes cinco jovens que formam os Phama. Tiveram caminhos musicais diferentes mas, em Junho de 2008, decidiram juntar-se com o objectivo de “criar música por prazer”.

Num estilo rock que, por vezes, evolui para um estilo mais pop-rock, os Phama são a banda que este ano vão abrir a Queima das Fitas do Porto. A oportunidade de tocar num dos eventos mais importantes da cidade surgiu pela vitória no concurso de bandas organizado pela Federação Académica do Porto (FAP). Quando souberam da vitória, ficaram “muito contentes”, como refere Diogo Nunes, vocalistas, salientando que a banda já está toda “em alvoroço” e “ainda nem foi o concerto”.

Actuar na Queima das Fitas “é importante” para os Phama, pois a divulgação que o evento proporciona faz com que “qualquer banda portuguesa que não foi à Queima do Porto” tenha o “sonho de actuar lá”, sublinha Diogo Nunes.

Tocar num palco “enorme” como o da Queima das Fitas é, para o vocalista, “um desafio” e, por isso, a banda “tem trabalhado” para “mostrar ao máximo e no melhor” a música que toca.

No espectáculo marcado para a meia-noite (de sábado para domingo), os estudantes podem esperar “um concerto animado”, onde se vai poder ouvir duas músicas do Ep de estreia da banda. Esperam um concerto onde “as pessoas gostem”, da música mas têm consciência que “vai ser complicado ter uma grande adesão” pois, à mesma hora, a Cadeia da Relação recebe mais uma monumental Serenata.

No final do concerto, os cinco jovens que formam os Phama vão juntar-se aos estudantes e comemorar mais uma edição da Queima das Fitas do Porto 2010.