Os “encarnados” esperavam festejar já o título de campeão nacional, mas esse tarda em chegar. Desta vez foi o FC Porto que adiou a festa, ao impor uma pesada derrota à turma da Luz. Domingo, no Estádio do Dragão, as águias perderam por 3-1 e viram, agora, focos para a última jornada do campeonato, quando apenas um ponto separa a equipa do troféu. Mas, apesar da vitória, os “dragões” perderam mais um objectivo, a Liga dos Campeões.

Foi um FC Porto de orgulho ferido aquele que entrou em campo frente a um Benfica motivado. No entanto, a motivação não chegou aos homens de Lisboa, que acusaram um certo nervosismo e pressão perante o clássico que podia decidir a época. O primeiro golo foi marcado por Bruno Alves aos 42 minutos e fez com que o FC Porto partisse em vantagem para o segundo tempo. O Benfica empatou a partida por Luisão, momentos depois de Fucile ter sido expulso por acumulação de amarelos. Mesmo a jogar com dez, o FC Porto não baixou os braços e continuou a surpreender a equipa de Jorge Jesus, desinspirada. Farías quebrou o empate e colocou os “dragões” em vantagem, com Bellushi a carimbar a vitória portista.

Já o Sp. Braga continua na luta pelo título e baixou para três os pontos de distância. Se antes ainda era possível, agora o sonho está mais perto. No entanto, um empate basta à equipa da Luz para se tornar campeã. Domingo, a equipa de Domingos Paciência recebeu o Paços de Ferreira e ganhou com um golo tangencial.

Num jogo bem equilibrado e com pouco brilhantismo, os homens de Braga acabaram por ganhar, com o golo a surgir já na segunda parte da partida. Meyong foi o herói do jogo, acertando no fundo das redes aos 55 minutos de jogo. A equipa pacence ainda batalhou pelo empate, mas já não foi a tempo. Se já tinha feito história ao longo do campeonato, os bracarenses atingem, agora, outro marco ao afastar o FC Porto da corrida pelo 2.º lugar.

Mais uma queda de leão

Na luta por um lugar na Europa, todos os candidatos perderam pontos. Mal maior foi para o Sporting que, no 4.º lugar, voltou a desiludir. Em Alvalade, no domingo, a equipa de Carlos Carvalhal não conseguiu fazer frente à Naval, que apresentou uma equipa organizada e a apostar no contra-ataque. Fábio Júnior, aos 63 minutos, carimbou mais uma derrota do conjunto leonino que, assim, contabiliza a 8.ª derrota da temporada. No entanto, o Vit. Guimarães também perdeu passo rumo ao 4.º posto, com um empate a zero frente ao Rio Ave. A jogar fora de portas, também o Nacional, na 6.ª posição, perdeu terreno, ao empatar por três bolas no encontro com a Académica.

Os donos dos três últimos lugares

Depois da derrota frente ao Olhanense, o Leixões já tem o destino decidido: descer à Liga de Honra. Depois do Belenenses, que venceu por 5-2 a U. Leiria, é a equipa de Matosinhos a ter o fado da descida. O Vit. de Setúbal também perdeu contra o Marítimo, mas consolida-se no antepenúltimo lugar, a três pontos de subir para a 13.ª posição da classificação geral.