O Papa Bento XVI visita a 14 de Maio a cidade do Porto. Para receber o sumo pontífice, a cidade vai ser alvo de um controlo apertado. Para isso, a Câmara Municipal do Porto, a Diocese do Porto, forças policiais como a PSP ou a GNR uniram esforços para garantir a segurança durante o evento.

Na conferência de hoje, quarta-feira, no Paço Episcopal, o chefe do Gabinete do Bispo do Porto, o padre Américo Aguiar, deu a conhecer as medidas de segurança para a visita, o trajecto a efectuar pelo Papa Bento XVI e, ainda, informações sobre os transportes a circular no dia 14 de Maio.

Tudo começa do outro lado do rio Douro, com o Papa Bento XVI a dar as boas vindas ao Norte às 9h30. Depois de aterrar na Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, o líder máximo da Igreja Católica desloca-se pela Ponte do Infante, onde irá num ritmo brando até à Avenida dos Aliados, no Porto. Aí, dará a volta ao edifício da Câmara Municipal do Porto antes de, às 10h15, dar início à missa. Estima-se que cerimónia religiosa dure até ao meio-dia e toda a gente poderá acompanhá-la através de dez ecrãs gigantes estrategicamente posicionados na Avenida dos Aliados.

Depois da missa, o Papa vai recolher-se na Câmara, deslocando-se em seguida para o Aeroporto. O voo até Roma está marcado para as 14h00 desse dia, mas antes de partir, Joseph Ratzinger ainda fará um discurso de despedida. Todo o percurso desde os Aliados até ao Aeroporto será efectuado em Papa Móvel.

Segurança apertada na visita do Papa Bento XVI

O dia 14 de Maio vai ser marcado por um controlo apertado, pois, nas áreas onde decorre o evento, a segurança vai ser reforçada. Vão estar activados três postos de Comandos Avançados: um em Vila Nova de Gaia, outro no edifício da Câmara Municipal do Porto e , finalmente, outro no Aeroporto. Entre as medidas de segurança apresentadas no Paço Episcopal, destaca-se a utilização de atiradores especiais em sítios estratégicos e a presença no local de inactivos de bombas.

Até ao momento, ainda não ocorreu nenhum incidente, na preparação do evento. No entanto, os trabalhos vão continuar até ao dia da visita. O responsável pelas operações especiais no terreno afirma que “não estão à espera de ataques”, contudo “espera-se um grande furto por carteiristas”. Controlar estes furtos é a “grande aposta da polícia para este dia”. Para evitar problemas de maior, vão ser distribuídos “flyers com instruções e cuidados” à população. Nos dias 11 e 12, enquanto Bento XVI visita outros locais do país, no Porto serão testados todos os pormenores da visita. Na operação de segurança vão estar envolvidos 236 pessoas e 60 viaturas.

Para evitar grandes esperas e confusões, os responsáveis pela organização da visita do Papa Bento XVI pedem às pessoas para se deslocarem “atempadamente à missa” e apelam ao “uso de transporte público”.

Transportes públicos vão estar reforçados

Apesar do grande congestionamento provocado pela visita do líder máximo da Igreja Católica, a cidade não vai parar. Aliás, os transportes vão ser reforçados com o intuito de apelar à população para que utilize os transportes públicos e deixe em casa os carros particulares.

De 13 para 14 de Maio, o Metro do Porto vai funcionar em contínuo durante toda a noite (excepto na Linha Roxa com direcção ao Aeroporto). A partir das seis da manhã do dia da visita, o Metro “vai entrar na sua hora de ponta”, explica Jorge Morgado, presidente director de Comunicação da Metro do Porto. Para prevenir enchentes, “existirão cem veículos” com capacidade para “transportar quarenta mil pessoas por hora”. O Metro do Porto recomenda às pessoas que venham do Norte a utilização da estação da Trindade. Quanto aos visitantes do Sul, a melhor opção será seguir até S. Bento. Já os devotos que venham de Nascente, deverão sair na estação do Bolhão.

A estação de Metro de S. Bento vai estar fechada das 8h00 às 10h00, assim como o Funicular dos Guindais. Assim, o metro não vai parar em S. Bento durante as duas horas referidas e nos Aliados até ao fim da tarde. A própria Avenida vai estar fechada a partir da meia-noite de 14 de Maio.

Em colaboração com a Metro do Porto, vai existir uma “sala de conforto” na estação da Trindade, onde as pessoas podem recolher informações, receber apoio médico e psicológico. Para além disso, foi criada uma linha de atendimento designada “8002 Bento”, disponível através do número 800 22 36 86. A rede de vendas Andante vai disponibilizar um título especial válido para todo o dia 14 de Maio, sem limite de viagens em toda a rede intermodal Andante, pelo valor de 2,50 Euros.

A STCP vai reforçar o serviço em todas as linhas que fazem ligação ao centro a partir das seis da manhã. As paragens indicadas para chegar até à Avenida serão as da Praça da República, Cordoaria e Bolhão. A CP espera um grande fluxo de utilizadores e, por isso, vai disponibilizar 120 comboios para a ocasião, entre os quais nove Regionais nas Linhas de Minho e Douro, nove Alfa Pendular e Intercidades na Linha do Norte e 102 Urbanos nas Linhas de Braga, Guimarães, Caíde e Aveiro.

Artigo corrigido às 11h29 de 6 de Maio de 2010