David Cameron pode vir já hoje, sexta-feira, a ocupar o número 10 de Downing Street. Segundo os últimos resultados, divulgados pela Sky News, o líder “tory” conseguiu alcançar, ontem, quinta-feira, 286 lugares nas eleições para o Parlamento inglês.

O trabalhista Gordon Brown perdeu assim mais de uma centena de deputados em relação à legislatura anterior, conseguindo apenas 238 lugares no Parlamento inglês, enquanto que Nick Legg, o líder liberal, ficou-se por 54 lugares.

As projecções independentes encomendadas pela BBC, ITV e SkyNews atribuem 309 lugares a David Cameron, o que significa que pode não ser necessária uma coligação entre conservadores e liberais, dado o baixo número de votos de Nick Legg.

Parlamento sem maioria

Ao que tudo indica, acaba assim o domínio trabalhista que vigorava desde 1997, quando Tony Blair conseguiu a primeira das suas três vitórias.

Cameron está assim em condições de formar governo. O líder conservador ainda não reclamou o posto de primeiro-ministro, mas já disse, segundo divulga a edição online do diário britânico “The Guardian“, que os trabalhistas “perderam o seu mandato para governar o país.”

Apesar do grande derrotado da noite ser Gordon Brown, o resultado mais inesperado de ontem foi mesmo o dos Liberais. Contrariando todas as expectativas, e depois de uma forte campanha que parecia traduzir-se em mais votos, Nick Legg ficou-se, pelo menos até agora, com apenas 54 lugares no Parlamento inglês.

Estes resultados abrem um novo cenário político no Reino Unido, uma vez que o Parlamento britânico não está habituado a governar sem maiorias absolutas há praticamente 36 anos.

Os resultados indicam ainda que 64% do eleitorado – 45 milhões de votantes – dirigiu-se ontem às urnas.