O Benfica conquistou ontem, domingo, o 32.º título nacional da sua história. Quando só precisava de conquistar um ponto para vencer o título, as águias bateram o Rio Ave por 2-1 com dois golos do paraguaio Óscar Cardozo, que assim se sagrou no melhor marcador deste ano da Liga Portuguesa, com 26 golos.

Logo no seu primeiro ano como treinador das “águias”, Jorge Jesus conseguiu conquistar um título que já fugia há quatro épocas à turma encarnada. Aliás, é preciso recordar a época de 1964-1965 para ver o Benfica marcar tantos golos como este ano. A formação de Jorge Jesus apresentou ao longo da época um futebol de ataque que produziu muitos golos, o que permitiu retirar o Futebol Clube do Porto do “trono” dos últimos quatro campeonatos nacionais.

Uma onda vermelha no país e por todo mundo

Depois do apito final, a festa realizada no Estádio da Luz alastrou-se para todo o país, mas teve uma maior manifestação em Lisboa. Também no estrangeiro, como em Cabo Verde, milhares de adeptos celebraram a vitória dos encarnados. Na cidade da Praia, a festa começou mesmo antes do jogo se iniciar.

Em Luanda, a cidade vestiu-se de vermelho. Milhares de adeptos reuniram-se para ver o jogo e quando se ouviu o apito pela última vez a loucura instalou-se na capital de Angola com muitas bandeiras e cachecóis alusivos à turma encarnada.

Também em Maputo se viveram horas de euforia. As ruas da capital moçambicana ficaram entupidas de carros que festejaram a conquista das águias, numa festa que juntou portugueses e moçambicanos.

Centenas de benfiquistas luso-americanos juntaram-se na “Portugal Avenue” em Newark para a celebração do título conquistado. Cânticos, bandeiras, cachecóis e muita euforia deram “cor” à festa encarnada.

Nota para incidentes registados no norte do país onde vários adeptos encarnados foram agredidos. No Porto e em Braga foi mesmo preciso recorrer à intervenção das forças de segurança pública para acalmar os ânimos.