A Metro do Porto, o Estado e e as câmaras municipais da Área Metropolitana do Porto accionistas da Metro, “definiram um programa de expansão da rede para uma segunda fase”, afirma o director de comunicação da Metro do Porto, Jorge Morgado.

Assim, numa segunda fase, vão surgir mais “quatro linhas” na Metro do Porto: a linha do Campo Alegre, que vai de Matosinhos à estação de S. Bento, a linha de São Mamede, que fará a ligação entre o Pólo Universitário e Matosinhos, o aumento da ligação da linha amarela desde Santo Ovídio até Vila D’este e, ainda, uma nova linha para Gondomar, que liga Campanhã a Valbom.

A ideia da criação destas quatro linhas foi definida “em função dos estudos de procura” dos “serviços de transporte da cidade” e, também, “através da análise de território e densidade populacional na Área Metropolitana do Porto”, conta Jorge Morgado.

Com o novo desenho do mapa de transportes da Metro do Porto, novas estações vão ganhar importância. As estações Fonte do Cuco e Pólo Universitário são dois dos exemplos onde, em paralelo com as estações já existentes, vão ser construídas novas estações.

Mudanças na linha azul

Com a criação da linha de São Mamede, prevê-se, assim, o fim da linha azul em Matosinhos, que será substituída, ainda, pela alternativa da Linha Ocidental, ainda em projecto. Desta forma, todas as pessoas que se deslocarem de Matosinhos Sul para a Trindade, por exemplo, terão de fazer o transbordo na Estação Fonte do Cuco. A linha de São Mamede vai, ainda, passar perto do Hospital S. João, do lado contrário à estrada da Circunvalação, enquanto que a linha amarela termina a sul da estrada da Circunvalação. As mudanças no percurso e extensão da linha azul servem para libertar espaço para outras linhas, descongestionando a estação da Senhora da Hora.

O início das obras da expansão da rede de transporte da Metro ainda não tem data marcada, sendo que o concurso ainda não foi lançado. Para Jorge Morgado, o lançamento do concurso terá início quando existirem “condições em termos ambientais, em termos de programa e encargos”.

Relativamente aos preços das novas linhas previstas, Jorge Morgado garante que o “tarifário será o mesmo de agora” e que “o mapa de zonas intermodal é o mesmo que existe actualmente”. No entanto, o director de comunicação da Metro alerta que quem “fizer viagens mais longas e passar por mais zonas, vai pagar mais”.