A decisão foi a comunicada ontem, segunda-feira, por Gordon Brown, no número 10 de Downing Street. O primeiro-ministro britânico quer dar a oportunidade ao Partido Trabalhista de formar governo com os liberais democratas. Dessa forma, anunciou a sua retirada até Setembro, dando início ao processo de preparação do seu sucessor.

Enquanto os Liberais Democratas e os Conservadores não chegam a um acordo, Gordon Brown jogou a sua última carta, tentando assim formar uma aliança anti-conservadora que deverá ainda incluir outros partidos minoritários de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

Mas o anúncio de Brown teve um efeito imediato junto dos “tories”. Os conservadores não tardaram a reagir e anunciaram, segundo informa a edição online do The Guardian, logo depois, uma “última oferta”, ao propor uma coligação formal e um referendo à introdução do sistema eleitoral do Voto Alternativo. Esta última cedência afigurava-se como uma das exigências de Clegg.

Nick Clegg está em negociações desde sexta-feira com David Cameron. O líder “tory” foi quem conquistou mais votos nas eleições de quinta-feira, mas não obteve maioria absoluta. Ao que tudo indica, os dois partidos ainda não chegaram a um consenso.

Coligação entre trabalhistas e liberais implica aliança com grupos minoritários

A demissão de Brown elimina o maior obstáculo para a aceitação de um acordo por parte dos liberais-democratas com os trabalhistas. Ainda assim, a decisão de Brown não indica que um acordo “Lib-Lab” seja agora mais provável, já que isso exigiria um pacto com outros grupos partidários em minoria.

Os liberais e os trabalhistas conseguiriam juntos 315 lugares, um número abaixo do exigido para que haja maioria no Parlamento (326 deputados) e muito aquém dos 364 assentos que possibilitaria um acordo entre Cameron e Clegg.

Dessa forma, um acordo entre liberais democratas e trabalhistas implicaria o recurso a outros grupos como os independentistas escoceses, os nacionalistas gauleses, os unionistas de Ulster, os social-democratas de Irlanda do Norte e os verdes.