“Não é preciso só uma boa ideia, é preciso vendê-la”. Este pensamento de Miguel Martins, presidente do Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto (CEDUP), pode resumir o segundo dia da Semana de Emprego e Empreendedorismo 2010, realizado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Empreender, inovar e criar são ideias cruciais quando se fala de emprego e empreendedorismo. Para conseguir construir um negócio é necessário, segundo o presidente do CEDUP, passar por várias etapas: “Ideia, financiamento, concretização”.

Miguel Martins apresentou alguns projectos do CEDUP que visam a inovação, onde se destaca o concurso de ideias “iup25k”. O presidente salienta, também, a importância do networking, e das redes sociais como elo de ligação entre membros do grupo, referindo que quem não dá relevo a estes factores “sofre com isso”.

Por sua vez, para João José Ferreira, director do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico da FEUP, entende que o empreendedorismo é uma “forma de pensar, agir, obcecada pela oportunidade”, dependente também dos recursos e da equipa, vista como uma “aposta fundamental”. O professor explica que, para criar “coisas inesperadas, originais, úteis”, é preciso “encontrar modelo que dê à empresa sustentabilidade”.

Neste segundo dia da Semana de Emprego e Empreendedorismo discursou, também, Ricardo Costa, o presidente do Júnior Achievemente, e Jorge Costa, do Programa Finicia Jovem. Os dois projectos promovem o empreendedorismo através de iniciativas fundamentalmente direccionadas para os jovens. Aproximar os alunos das empresas para “os ajudar a dar entrada no mercado de trabalho”, é um dos objectivos do Júnior Achievemente, segundo o presidente. Por outro lado, o programa Finicia Jovem promove o apoio a “projectos inovadores de micro empresas e com potencial económico”, refere Jorge Costa.