A proibição de trânsito em algumas artérias portuenses faz com que os transportes públicos reforcem as viagens. Metro, STCP e CP são algumas alternativas para se deslocar no dia da visita do Papa Bento XVI à cidade.

Metro

Sexta-feira, 14 de Maio, o Metro do Porto vai reforçar o serviço em toda a rede. De quinta para sexta, o Metro funciona em contínuo durante toda a noite, excepto na Linha E (Violeta).

A Estação dos Aliados vai estar encerrada durante todo o dia de sexta-feira, reabrindo apenas ao final da tarde. Por razões de segurança, a Estação de S. Bento e o Funicular dos Guindais vão estar temporariamente encerrados entre as 9h00 e as 10h00, não sendo neste período possível circular na Linha Amarela entre General Torres e o Porto.

O Metro do Porto recomenda, por isso, a utilização das estações da Trindade para quem venha de Norte, de S. Bento para quem venha de Sul, e do Bolhão para quem venha da direcção Nascente. No entanto, no fim da missa também o acesso à estação da Trindade será condicionado, sendo permitindo que só desçam para o cais de embarque as pessoas necessárias para encher o metro.

É ainda importante referir que a rede de vendas Andante disponibiliza um título especial válido para todo o dia 14 de Maio, sem limite de viagens, válido para toda a rede intermodal Andante, ou seja, para o Metro e para os autocarros da STCP, pelo valor de 2,50 €.

STCP

Para permitir o acesso à Baixa do Porto, a STCP vai reforçar o serviço na sexta-feira, a partir das seis horas da manhã.

Não havendo circulação rodoviária na Baixa, a STCP apresenta términos alternativos. Os autocarros 200, 201, 300, 301, 302, 303, 501, 901 e 906 terminam a viagem na Cordoaria. Os 305 e 703 terminam no Bolhão. Os 202, 304, 502 e 600 têm término na Praça da República e os 900, 904 e 905 no Jardim do Morro.

Por fim, o autocarro 400 termina no Campo 24 de Agosto, enquanto que o 500 termina na Rua da Restauração.O autocarro ZH e o eléctrico nº. 22 vão estar fora de serviço.

CP

Também a CP preparou serviços especiais para o dia da visita de Bento XVI.

Os serviços urbanos das linhas de Braga, Guimarães, Caíde e Aveiro vão ser reforçados, estando em serviço contínuo durante toda a noite de 13 para 14 de Maio.

Também vai ser disponibilizada uma oferta alargada de viagens em Alfa Pendular, Intercidades e regionais da área do Minho e do Douro.