Há 30 anos que se celebra o Dia Internacional dos Museus (DIM) por todo o mundo, a 18 de Maio. A iniciativa, que, em 2009, contou com a participação de de 2500 museus espalhados por 40 países europeus, tem data oficial na próxima terça-feira. No entanto, no Porto, as celebrações em 32 museus arrancam já amanhã, sábado.

São vários os museus da cidade que, a partir de sábado, organizam várias actividades e permitem um acesso gratuito. Todas as informações estão disponibilizadas neste site. O Museu do Carro Eléctrico, por exemplo, organiza um desfile anual. Já o Museu Nacional de Soares dos Reis organiza várias visitas guiadas às exposições.

Também a Fundação de Serralves associa-se às comemorações. Durante todo o dia de sábado, a entrada é gratuita. O museu adere também à “Noite dos Museus”, estando aberto até à meia-noite. Com “Serralves ao Luar” será feita uma visita nocturna e gratuita pelo Parque.

A Universidade do Porto (UP) também não é excepção e preparou um programa diverso para honrar a data. Até à meia-noite de sábado, os visitantes podem visitar a exposição “Tailândia: Rostos e Paisagens” ou participar na tertúlia “As pedras da cidade do Porto”, no edifício da reitoria. Uma outra hipótese é experimentar conhecer os morcegos que sobrevoam o Jardim da Cordoaria.

Na terça-feira, os museus reabrem às 10h00. Às 15h00, é apresentado um exemplar das trilobites de Arouca, um fóssil de artrópode marinho, que vai ser oferecido ao Museu de História Natural, numa sessão que conta com a presença do reitor da UP, Marques dos Santos.