No dia em que se comemora a aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos, o Papa Bento XVI, depois de conduzir uma missa no Santuário, reuniu-se com a Pastoral Social, na Igreja da Santíssima Trindade, onde afirmou que é necessário defender o casamento heterossexual, referindo-se ao casamento homossexual e ao aborto como “perigosos desafios ao bem comum”, relatou o jornal Público.

Ainda durante o encontro, o líder máximo da Igreja Católica apelou aos representantes das instituições sociais da Igreja que se mantenham “firmes na sua identidade católica” que é, na opinião de Bento XVI, “um serviço real”. O Papa pediu, ainda, aos cristãos que se “empenhem na defesa dos direitos humanos”. Para Bento XVI, apesar de a Igreja não ter resposta para “todos os problemas sociais”, é necessário “prontidão para ajudar e oferecer os meios de salvação a todos”, de acordo com o jornal Público.

Após o encontro com as organizações da Pastoral Social, Bento XVI reuniu-se com os bispos portugueses, na Casa da Nossa Senhora do Carmo, naquele que foi o último ponto da agenda oficial do dia. Aos bispos, pediu “maior acolhimento aos novos movimentos”, “mais responsabilidade para com os padres” e, ainda, que estes não se “esqueçam” da “pobreza, em especial a dos países lusófonos”. Bento XVI despediu-se com uma benção “extensiva aos familiares e comunidades diocesanas”, como referiu o jornal Público.

As celebrações do 13 de Maio

Antes dos encontros, o Papa celebrou uma missa no Santuário de Fátima, onde rezou pela Humanidade “acabrunhada por misérias e sofrimentos”, disse, de acordo com a agência Lusa.

Durante as celebrações, Joseh Ratzinger destacou a importância de Fátima na “salvação da Humanidade”, referindo que a “missão profética de Fátima” ainda não está “concluída”, refere o Jornal de Notícias (JN).

Diante de milhares de peregrinos que se deslocaram a Fátima, na sua maioria jovens, como aponta a agência noticiosa, Bento XVI descreveu os pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, como “exemplos e estímulos” que “fizeram da sua vida uma doação a Deus e uma partilha com os outros por amor a Deus”.

A benção dos doentes foi considerada um dos “momentos marcantes das grandes peregrinações à Cova de Iria”, como refere o Jornal Notícias. Ao todo foram benzidos, no final da cerimónia, 482 doentes.

A missa celebrada em Fátima contou com a presença do Presidente da República. Segundo o JN, Cavaco Silva afirmou que a viagem do Papa Bento XVI está “a correr muito bem” e espera que “os portugueses escutem a mensagem de bondade e profundidade que o Santo Padre tem deixado”.

Sexta-feira, o Papa Bento XVI desloca-se até à cidade do Porto, onde vai celebrar uma missa na Avenida dos Aliados. Esta visita termina por volta das 14h00, hora em que Bento XVI parte de avião para Roma.