A festa da Taça de Portugal ficou reservada para o adeptos do F.C. Porto, que viram a sua equipa vencer mais uma edição da segunda competição mais importante do futebol nacional. Esta foi a 15.ª taça dos “dragões” em 25 finais disputadas.

O jogo até começou melhor para a equipa transmontana, que através do avançado Edu enviou uma bola ao poste, depois de um chapéu a Helton. Mas a resposta portista surgiu em forma de golo. Aos 13 minutos, Guarín aproveita um erro da defesa do Chaves para fazer o primeiro tento da partida, também graças a uma fífia de Rui Rego, guarda-redes flaviense.

A partir daí, os “dragões” controlaram o jogo sem dificuldade, acumulando oportunidades desperdiçadas. Hulk dispôs de três boas ocasiões, mas faltou-lhe pontaria. Entre elas, acabou por servir de bandeja o segundo golo do FC Porto para Falcão. Estavam volvidos 23 minutos e nas bancadas adivinhava-se uma goleada. Antes do final da 1.ª parte ainda houve tempo para um golo bem anulado ao Desportivo de Chaves, por mão de Bamba.

Os “azuis e brancos” foram para o intervalo a ganhar por 2-0, e na 2.ª parte o domínio da equipa portista manteve-se, com Miguel Lopes a enviar uma bola à trave nos primeiros minutos. Sem deslumbrar, o Porto foi controlando o jogo de forma segura.

O Desportivo de Chaves pouco fez para assustar o F.C. Porto, e foi com alguma sorte que, aos 85 minutos, Clemente fez o único golo da equipa de Tulipa, aproveitando um erro clamoroso de Bruno Alves. O central treinado por Jesualdo Ferreira acabaria mesmo por ser expulso antes do final da partida, assim como Ricardo Rocha da parte do Chaves.