Foi num dia soalheiro como o de hoje, quarta-feira, que a Casa da Música (CdM) apresentou o programa “Verão na Casa”. Um “bom pronúncio para o tempo que virá”, acredita António Jorge Pacheco, director artístico da instituição. Os concertos e as actividades oferecidas são ricos em “qualidade”, “diversidade” e a “preços acessíveis”, para que o “público possa usufruir de música com qualidade”, declarou o responsável.

O “Concerto de São João”, a 23 de Junho, marca o início do programa, mantendo a tradição de arrancar o ciclo com a Orquestra Nacional do Porto, que actua às 22h00, na Praça, num concerto com entrada livre. Seguem-se os Trabalhadores do Comércio e os Blind Zero que animam a noite de maior folia na cidade do Porto. As duas bandas vão apresentar os seus mais recentes trabalhos.

No dia 27 de Junho, a noite é dedicada ao jazz latino de origem cubana com um concerto duplo de Alejandro Vargas New Trio e Chucho Valdés & The Cuban Messengers. Dois dias depois, a 29 de Junho, a cantora Céu, uma estreante em Portugal e apontada por Caetano Veloso como “o futuro da MPB”, vai subir ao palco com Roberta Sá. Ainda com sotaque brasileiro, actua Adriana Calcanhoto, a 4 de Julho, também na Praça, pelas 22h00.

“Verão na Casa” também com masterclasses

Mas, atenção: no programa “Verão na Casa” não existem “só concertos”. De 25 de Junho a 2 de Julho, decorre uma Masterclass de Direcção de Orquestra com Jorma Panula. O concerto final da sessão realiza-se a 4 de Julho, na Sala Suggia, às 18h00. De 13 a 15 de Julho, a CdM oferece, pela “primeira vez, aos “mais jovens”, a oportunidade de participar num Workshop de Composição.

A 7 de Julho, a Praça recebe os ritmos da América do Sul, com um concerto duplo de O Rappa e El Gran Silencio. A 12 de Julho, a banda portuguesa Terrakota marca presença, ao lado de Tiken Jah Fakoly. Omar Souleyman, “lenda da folk-pop na Síria” e Coup de Bam actuam a 13 de Julho, na Sala 2.

A participação da ONP “continua a fazer parte das noites da Praça”, como destaca António Jorge Pacheco. Assim, a 9 de Julho, o grupo actua com Bernardo Sassetti ao piano. A 25 de Julho, sobe novamente ao palco para acompanhar os finalistas do Concurso Internacional de Música Cidade do Porto.

Num destaque aos portugueses convidados, Francisco Ribeiro apresenta o seu mais recente trabalho, “Desiderata”, a 16 de Julho. No dia seguinte, o fado “marca presença” com “As músicas que Amália inspirou”, dirigido por Tiago Torres da Silva, que conta com a presença de Ana Sofia Varela. A 24 de Julho, é a vez de Camané regressar à CdM, depois do concerto de Agosto de 2005. Três dias depois, a 27, Tricky marca presença.

No último dia de “Verão na Casa”, a 31 de Julho, dá-se o “esperado” Encontro de Bandas Filarmónicas, onde se vai poder “ouvir o trabalho de algumas das melhores bandas de músicas do norte do país”, refere António Jorge Pacheco.

Caso o tempo não ajude os concertos na Praça, António Jorge Pacheco assegura que “nenhum concerto será cancelado”, salientado que a Sala Suggia estará de “reserva”.

Clubbing de Junho com Magnus Lindberg e Geoff Barrow

Antes da apresentação dos artistas convidados para o “Verão na Casa”, foram apresentados concertos programados para Junho que ainda não tinham sido divulgados. Como forma de “levar a música a outros espaços da cidade”, a 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, a CdM está nos Jardins do Palácio de Cristal com “Kidsamonium”, uma “performance interactiva, musical e criativa de alta qualidade” dirigida às crianças.

Como novidade, no mês de Junho (dia 5), há um “dos melhores” clubbings, como afirma António Jorge Pacheco. A ONP integra, pela primeira vez, a Orquestra Fora de Horas, em que apresenta sonoridades punk e industriais da obra Kraft, de Magnus Lindberg, com direcção do próprio artista. O Clubbing vai receber, também, Geoff Barrow, mentor dos Portishead, Blixa Bargeld, vocalista dos Einstürzende Neubauten e Cluster.

No Ciclo de Jazz, a partir de 9 de Junho, são apresentados dois concertos: Vienna Art Orchestra e o trio de Christian Muthspiel com uma obra do Renascimento de John Dowland. A Áustria, país-tema 2010, serve de mote para o recital de Jorge Moyano, a 19 de Junho. Um dia depois, a 20 de Junho, a Sala Suggia recebe o concerto “Música dos Alpes”, que traz, pela “primeira vez a Portugal”, uma trompa alpina.

Artigo actualizado às 10h43 de 20 de Maio de 2010