A Google aposta na criação de um televisor que “combina a televisão com a liberdade e o poder da internet”, como se pode ler no blogue da empresa. A inovação, que será lançada no final deste ano, baseia-se no sistema operativo Android, da Google, que permite o acesso à internet em vários dispositivos electrónicos (ver Vídeo de apresentação).

O objectivo é “oferecer às pessoas a experiência de ver programas que gostam na televisão e na internet no mesmo ecrã”. A empresa explica que esta inovação “vai tornar as televisões mais inteligentes”. Aceder a vídeos, jogar e até conversar vão ser algumas das coisas que vão ser possíveis com o novo aparelho, que terá o navegador Chrome instalado.

O projecto teve a colaboração da Intel, da Sony, da Logitech, da Adobe, da Best Buy e a DISH Network.

A novidade foi anunciada na Conferência Anual da empresa ontem, quinta-feira, em São Francisco, nos Estados Unidos. A Google TV vai estar disponível no Outono nos Estados Unidos em televisores de alta definição.