Para comemorar o dia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), a instituição homenageou ontem, quinta-feira, os funcionários aposentados e distinguiu os melhores alunos, numa cerimónia que contou com a presença do reitor da U. Porto, Marques dos Santos.

Entre os alunos distinguidos o orgulho é muito. “Empenho-me para dar o meu melhor e depois gosto de ser recompensada”, referiu, ao JPN, Soraia Pereira, aluna de Matemática distinguida com dois prémios. Para a estudante, atingir um nível de excelência implica “algum trabalho”, no entanto, salienta, “quando se gosta do que se está a fazer não custa assim tanto”.

Ser distinguida no Dia da Faculdade foi especial para Soraia, pois considera que “não é um dia qualquer”. Já Catarina Vila-Pouca, que recebeu dois prémios na área da Biologia, afirma que o “Dia da Faculdade passa muito ao lado da maioria das pessoas”. Para esta aluna, foi especial apenas “pela cerimónia que se fez”.

António José Guerner Dias, professor do departamento de Geologia da FCUP, apresentou a cerimónia. O docente acredita que o Dia da FCUP é “vivido de forma intensa pelos alunos que aqui vêm receber prémios e pelos alunos que terminam o seu doutoramento”. António Guerner Dias salienta ainda a cerimónia tem um “significado especial por demonstrar o reconhecimento público da instituição pelo trabalho dos seus alunos”.

Marques dos Santos reitera ideias do programa eleitoral

Marques dos Santos esteve presente na cerimónia, tendo encerrado a sessão. Num discurso centrado na Universidade, o reitor aproveitou para reafirmar algumas das ideias defendidas no quarta-feira, durante a apresentação do seu programa de candidatura.

Temas como a adaptação ao processo de Bolonha, a internacionalização da Universidade e a diversificação das fontes de financiamento marcaram o discurso do reitor.

Marques dos Santos deixou uma especial saudação para aqueles que terminaram as suas graduações. “São agora antigos estudantes pelo que têm de assumir responsabilidades perante a Universidade do Porto”, alertou Marques dos Santos, explicando que cabe aos ex-alunos “serem seus embaixadores, seus cooperantes e apoiantes no seu financiamento”.

A cerimónia terminou com uma mensagem de esperança e de incentivo. “Apelo à coesão e à cooperação para garantir uma Universidade do Porto unida com uma estratégia concertada e com mais força para conseguir atingir os objectivos traçados.”

As comemorações do dia da FCUP ficaram completas com uma actuação da Tuna Masculina de Ciências, a Javardémica.