A Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (AAAFEP) comemora 25 anos e, sábado, contou com uma manhã de palestras marcadas pela intervenção de Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, Carlos Costa, próximo governador do Banco de Portugal (BdP), José Costa, director da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e Joaquim Branco, presidente da Associação aniversariante.

Teixeira dos Santos foi o último a discursar, mas esteve no centro das comemorações, propondo uma reflexão sobre a crise e lembrando a sua ligação a “esta escola”. Para além disso, falou da nomeação de Carlos Costa, próximo governador do Banco de Portugal (BdP), que tomará posse em Julho, explicando como se processou a escolha.

“Um dia à tarde, Sócrates entrou pelo meu gabinete e perguntou-me que nomes tinha para o Banco de Portugal. Eu disse que tinha uma lista com vários nomes, mas que o primeiro da lista era Carlos Costa. O primeiro-ministro respondeu-me: ‘fica por aí que era mesmo nesse [nome] que eu estava a pensar'”, contou Teixeira dos Santos.

O ministro das finanças encara a escolha de Carlos Costa como o “reconhecimento de alguém com grandes qualidade, grandes capacidades e grande equilíbrio”, elogiando-o, ainda, pela “coragem de assumir um cargo de alta responsabilidade” como é o de governador do BdP.

Carlos Costa: “Atravessamos tempos de alguma desconfiança a nível internacional”

O futuro governador do Banco de Portugal começou o seu discurso para a plateia, onde estavam antigos colegas da FEP, dirigindo umas palavras a Teixeira dos Santos “pela coragem na resolução dos problemas do país”. Seguidamente, virou-se para a situação económica do país.

“Atravessamos tempos de alguma desconfiança a nível internacional”, admite Carlos Costa, adiantando ainda um problema aos portugueses. “Temos a ideia de que somos individualistas e que temos de resolver tudo sozinhos”, apontou explicando que o que falta a Portugal é a ausência de “instituições que ponham no terreno esse factor de individualismo”.