O 28. Meeting Internacional do Porto de Natação vai trazer 365 nadadores à cidade durante os dias 5 e 6 de Junho. O evento, que vai ter lugar na Piscina Municipal de Campanhã, foi apresentado hoje, quarta-feira, em conferência de imprensa, numa sessão que contou com a presença do vereador da Câmara Municipal do Porto, Vladimiro Feliz, do presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), Aníbal Pires, e do director da prova, José Costa.

Transmissão em vídeo:

O evento vai ser transmitido em directo no site oficial, criado no portal da Associação de Natação do Norte de Portugal.

A competir nesta prova, que consta do calendário da Liga Europeia de Natação, estão cinquenta equipas nacionais e internacionais que podem ser obtidos mínimos de acesso para várias competições: o europeu de Budapeste, a realizar-se em Agosto, o de Helsínquia, que decorre em Julho, e ainda o Campeonato de Mundo de Xangai, a Julho de 2011.

Do lote de atletas, destaque para os nadadores olímpicos portugueses Sara Oliveira, Adriano Niz e Fernando Costa. Nos estrangeiros, vão estar presentes os italianos Alberto Catalano e Michela Guzzetti, vencedores da edição do ano passado. A comitiva sueca merece também a atenção, pois conta com Stina Gardell, Mattias Carlsson e Konstantin Sundin, referências da natação sueca.

“Prova do Porto e para o Porto”

Aníbal Pires, presidente da ANNP, realçou que este encontro é uma “prova do Porto e para o Porto” e que só com o esforço da organização e dos apoios concedidos é que se conseguiu trazer à cidade “os melhores nadadores nacionais e internacionais”.

Por sua vez, José Costa, director da prova, considera que o encontro “tem vindo a melhorar de ano para ano”, sendo que esta vai ser “a primeira vez que os atletas vão competir sem os fatos especiais”, entretanto proibidos em competição.

Vladimiro Feliz, vereador do Turismo, Inovação e Lazer, destaca o “empenho da organização” e o “crescimento de quase cem atletas” em prova em relação ao ano passado.