Tinha “algum tempo livre” e o desejo de “fazer uma curta-metragem”. O prémio, por outro lado, “era apetecível”. Estavam assim “reunidas todas as condições” para Nuno Rocha, vencedor do Prémio ZON Criatividade em Multimédia de 2008, decidir participar no concurso.

Na altura, o jovem cineastra trabalhava numa produtora de filmes publicitários em Lisboa e encontrou no prémio uma oportunidade de alterar um pouco a sua carreira, já que a sua última experiência em cinema tinha sido em 2005.

Realizou “3×3“, a curta-metragem vendedora, com uma equipa técnica quase inteiramente composta por estudantes. Para além do prémio monetário, Nuno Rocha teve também a oportunidade de ir estudar para Austin, com uma bolsa atribuída pela empresa. De acordo com Eduardo Cintra Torres, director da ZON conteúdos, que, na semana passada, apresentou a edição deste ano do concurso, Nuno “foi o único (vencedor) até agora que aproveitou a bolsa”.

“A bolsa em Austin permitiu-me alargar o meu conhecimento na área da realização e permitiu-me também realizar um filme: ‘Vicky and Sam‘”, afirmou o realizador, para quem o prémio trouxe “responsabilidades maiores”. “As pessoas estão mais atentas ao que eu faço”, referiu.

A par da “visibilidade” junto do público, Nuno Rocha não nega que o mesmo aconteceu ao “nível de produtoras de cinema e publicidade, onde foi mais fácil conseguir propostas de trabalho”. “Permitiu-me também abrir a minha própria produtora de cinema, a ‘FilmesDaMente‘”, acrescenta. Quanto à importância do prémio, o realizador diz que “quem ganha é o cinema português”, já que passa a haver “uma maior concorrência nas produções audiovisuais e um acréscimo na qualidade”.

Prémio já vai na terceira edição

A ZON apresentou, a semana passada, o “Prémio ZON Criatividade em Multimédia 2010”, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O prémio, que já vai na terceira edição, destina-se a “incentivar e contribuir para o desenvolvimento de capacidades nacionais” nas áreas da multimédia e audiovisual, como explicou Eduardo Cintra Torres. De acordo com o director da ZON Conteúdos, este prémio é o “maior” em Portugal e “dos mais elevados do mundo”, a nível monetário.

200 mil euros é o valor total distribuído pelas três secções de participação: Conteúdos Multimédia, Animação Digital e Curtas–Metragens e Aplicações, categoria em que o portal TVU. venceu o ano passado. Os vencedores são também premiados com uma bolsa de investigação em Austin. A participação é “vocacionada para a população universitária, jovens recém-licenciados e empresas da área multimédia e audiovisual”. Pode ser individual, em grupos até 5 elementos ou por colectividades com sede em Portugal.

A entrega das candidaturas deve ser feita até ao dia 5 de Novembro e “o protótipo tem de estar pronto a ser utilizado”, como explicou Diana Castilho da direcção de comunicação da empresa. “O júri tem de poder experimentar”, sublinhou. Segundo Diana Castilho, “o mesmo projecto pode concorrer a duas categorias”. Os trabalhos podem ser entregues em CD, DVD ou através de um link, caso esteja acessível na Internet .A avaliação decorre no mês de Dezembro e a entrega dos prémios está agendada para o dia 31 de Janeiro de 2011.