Pelos menos sete pessoas morreram e 56 ficaram feridas depois de uma explosão, ontem, quarta-feira, no centro da cidade russa de Stavropol, a 350km de Grozny, a capital da Tchétchénia.

O atentado ocorreu pouco antes do início de um espectáculo de uma companhia de dança financiada pelo presidente tchetcheno, Ramzan Kadyrov, que tem o apoio do Kremlin.

Pouco passava das 18h45, hora local, (menos três horas em Lisboa), quando um explosivo dissimulado numa lata de sumo rebentou na parte exterior de um teatro, atingindo várias pessoas, entre as quais várias crianças e jovens.

Segundos órgãos de comunicação russos, citados pela agência “Reuters“, 16 pessoas continuam em estado crítico.

O governo já ordenou um processo de averiguação

A Rússia já iniciou uma acção de investigação sobre o atentado, segundo informações anunciadas num comunicado emitido pelo Ministério para as Situações Extraordinárias russo e reveladas por diversos órgãos de comunicação.

Em Março, um outro atentado na Rússia tirou a vida a 40 pessoas. Três bombistas suicidas fizeram-se explodir em várias composições do metro na cidade de Moscovo, naquele que foi o pior ataque na Rússia desde 2004.

A cidade de Stavropol fica situada no sul do país e é a capital do distrito do Cáucaso do Norte que faz fronteira com a Tchetchénia, Inguchétia e Daguestão, regiões que foram atingidas, durante vários anos, por ataques de uma guerrilha constituída por extremistas islâmicos.