A remodelação da unidade privada centenária representa um investimento de 18 milhões de euros, suportado pela Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, proprietária do hospital. Para Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto, este é um investimento de “interesse para a cidade”, particularmente numa altura em que o país vive “momentos de crise”.

A renovação do Hospital Santa Maria – Porto teve como objectivo aumentar a sua capacidade. No ano passado, a instituição realizou cerca de 46 mil consultas e 5 mil cirurgias, no entanto, com as novas instalações, pretende aumentar estes valores para 70 mil consultas
e 8 mil cirurgias por ano

Aumento de serviços

Com as intervenções realizadas, a unidade privada, erigida em 1888, passou a dispor de mais 22 gabinetes de consulta (de 24 para 46), bem como mais 17 camas no internamento (de 118 para 135), reforçou o bloco operatório com mais duas salas de cirurgia e oito camas de recobro (de quatro para seis e de quatro para 12, respectivamente). Foram ainda criadas duas unidades: uma de recobro de ambulatório (com dez camas) e outra de cuidados intermédios (com cinco camas).

Segundo Lurdes Serra Campos, directora-geral da instituição, esta renovação “reforça a capacidade de resposta, com novas valências e um espaço mais adequado às necessidades da comunidade na qual está inserido”.

Na inauguração, o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, referiu que durante a visita do Papa Bento XVI ao país chamou a atenção de Ratzinger para o trabalho do Hospital Santa Maria. Já Rui Rio, aproveitou a ocasião para dizer que em tempos de crise, “deve-se olhar para o conceito de utilidade e investir na área da saúde”, uma “área com utilidade”.