À entrada para a inauguração do Hospital de Santa Maria, ontem, quinta-feira, o presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP) falou aos jornalistas e anunciou que, no início do Verão, “vai fazer um ajustamento do seu orçamento” para equilibrar as contas.

“A receita caiu e portanto tem de se voltar a mexer na despesa para voltar a equilibrá-la com a receita.”

Rui Rio entende que esta falha na receita se deve às “transferências que o Governo quer fazer para as autarquias”, onde há “um corte”, mas também à “notória quebra nas taxas de construção”.

O social-democrata garante que vai intervir “em todas as áreas”, salvaguardando que podem existir excepções. No entanto, garante que não vai dispensar funcionários. “É uma despesa muito significativa, mas que tem uma rigidez muito grande.”

Com a revisão orçamental esperada para o início do Verão, o autarca garante que vai “fazer tudo por tudo para não terminar com o orçamento desequilibrado no fim do ano”. Rui Rio vai mais longe ao afirmar que procura, deste modo, dar o “exemplo correcto” daquilo “que todos deviam fazer no país”.

Para Rui Rio, a solução para ultrapassar a crise passa por “contornar esta vida para lá do défice e voltar a uma vida normal, em que as pessoas gastam apenas aquilo que têm e o país é equilibrado e sensato”.