Madrid assistiu, na quinta-feira, 27 de Maio, ao último concerto da mini-tournée de David Fonseca por Espanha (ver Fotogaleria).

O espectáculo, agendado para as 22h00, na Sala Caracol, mas já com uma longa fila por volta das 20h00, contou com cerca de 300 pessoas na assistência que dançaram e cantaram ao som do músico português.

“Walk Away When You’re Winning” abriu o espectáculo, arrancando gritos e aplausos a uma audiência que se rendeu, durante todo o espectáculo, ao intérprete. Entre histórias e piadas contadas em inglês, espanhol e português, David Fonseca interagiu com o público de uma forma “quase intimista”. Quem o diz é Manuela Borges, uma portuguesa residente em Madrid, que apreciou o modo como o cantor contactou com a audiência, num espectáculo praticamente em registo “club-concert”.

Agenda:

A “Between Waves Tour” passa, a 5 Junho, por Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco. Dia 24, o grupo desloca-se ao Entroncamento e, a 16 de Julho, o Festival Marés Vivas conta com a presença do cantor. Dias depois, David Fonseca voa até aos Açores para dois concertos, um na Ilha do Pico, a 24, e outro na Ilha Terceira a 7 de Agosto. O cantor português está ainda a participar nas gravações das dobragens do filme “Gru – O Mal Disposto”, no qual vai dar voz à personagem “Vector”.

Em declarações ao JPN, David Fonseca conta que o concerto “correu bem”, tal como a tourneé que “foi muito divertida.” O músico comenta que o público espanhol é sempre bastante “eléctrico” e que isso é razão que sobra para regressar a Espanha.

Depois de uma primeira despedida da audiência e do habitual “só mais uma”, gritado quer por portugueses, quer por espanhóis, David Fonseca voltou a entrar em palco, debaixo de uma nova caracterização, para cantar “This Raging Light” e “Silent Void”.

Entre portugueses e espanhóis, o concerto recebeu elogios

Grande parte da audiência que recebeu David Fonseca era mesmo portuguesa. Quanto a isso, o artista considera que “Portugal está, efectivamente, por tudo o mundo”.

Erica Doutel, João Fragoso e Catarina Duarte vivem em Madrid. Estudantes no âmbito do programa Erasmus e apreciadores do músico português, revelaram ao JPN estar muito satisfeitos com o concerto. João Fragoso, que assistiu pela primeira vez ao espectáculo do novo álbum, “Between Waves”, diz que o concerto foi “cinco estrelas”. Catarina garante que foi o melhor concerto da sua vida e Erica reconhece estar surpreendida com a qualidade do último álbum.

Gonçalo Ramalho é outro estudante português na capital espanhola. Foi uma noite “inesquecível”, diz.Doriana Cristino, uma aveirense que estuda em Salamanca, deslocou-se a Madrid propositadamente para ouvir o músico. Apesar de lamentar o facto do intérprete não ter tocado tantas canções como em Portugal, revela estar “contente” com o concerto.

Adrian foi o primeiro a entrar na sala de espectáculos. O fã espanhol, que ainda conseguiu tirar uma fotografia com o cantor mesmo antes do concerto, diz que o espectáculo foi uma “loucura”.

“Excelente, incrível e excitante”. É assim que Gabriela Garcia descreve a actuação do português. Para uma amiga que acompanhava a fã venezuelana, este também foi o melhor concerto que já viu.

Isabel, admiradora incondicional desde o dia em que viu David Fonseca na abertura do concerto dos Keane, em Madrid, assinala que o espectáculo de quinta-feira foi “muito bom tecnicamente”, “divertido”, com “sentido de humor, simpático e emocionante”. A fã explicou ainda ao JPN que o cantor cedeu às solicitações de vários admiradores e tocou diversas músicas pedidas ao artista através do Facebook.

Laura, que foi ao espectáculo “puxada” por Isabel, admite que foi o “melhor concerto” que viu nos últimos cinco meses. “É um autêntico showman“, conclui.

Público espanhol, uma nova conquista

Sérgio Nascimento, o baterista do grupo, que posou para uma fotografia ao lado do mais recente elemento da banda, Francisca Cortesão, conta, tal como David, que o concerto “correu bem”. Quanto ao público espanhol, o músico sente que é uma “nova conquista”.

Pontevedra, Santiago de Compostela e Barcelona foram as outras cidades espanholas que assistiram aos espectáculos de promoção do álbum “Between Waves”. O disco, o quarto e último a solo do cantor português, foi lançado em Espanha a 11 de Maio.