A 11.ª edição do Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa (FATAL), que ocorreu de 6 a 28 de Maio, distinguiu a peça “ALAN” do Teatro Universitário do Porto (TUP) com o Prémio FATAL 2010, no valor de 1500 euros.

“Foi muito emocionante, não estávamos nada à espera. Foi tipo Óscares, só soubemos no dia”, explica Nuno Matos, vice-presidente do TUP. “ALAN”, o trabalho premiado, é uma criação colectiva encenada por António Júlio e inspirada no universo do artista Tom Waits. A peça foi apresentada no festival no dia 23 de Maio e será resposta no Porto entre este e o próximo mês.

Outras companhias premiadas no certame foram o grupo CITAC (Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra), com o prémio FATAL Cidade de Lisboa, e o Teatro da Academia, do Instituto Politécnico de Viseu, que recebeu o prémio do Público.

Antes do Prémio FATAL 10′, a peça “ALAN” já tinha sido reconhecida com o prémio da Mostra Internacional de Teatro Universitário de Ourense (MITEU), em Espanha. No entanto, o vice-presidente do TUP lamenta que estes prémios não dêem a projecção desejada ao grupo. “Em termos de visibilidade não resulta em quase nada”, explica Nuno Matos, referindo-se à falta de apoios que tem afectado a actividade do TUP.