A sala de exposições do Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) ganhou nova vida. O espaço, situado no segundo piso do edifício de entrada do estabelecimento de ensino, foi reaberto ao público esta terça-feira, depois de terminados diversos trabalhos de requalificação.

A marcar a reabertura está a exposição “Mobilidade”, composta por trabalhos realizados por alunos estrangeiros que se encontram, neste momento, a estudar na faculdade. As pinturas, esculturas e desenhos patentes na exposição pertencem a alunos de 27 instituições de ensino de 12 países diferentes, que representam os 12% da população estudantil da FBAUP ao abrigo de programas de mobilidade.

Rafaela Eleutério e Igor Dantas, ambos estudantes brasileiros, estão na FBAUP há quatro meses. Para Igor, esta é a primeira vez que expõe as suas obras. Por isso, encara esta mostra como “uma grande oportunidade”. Já Rafaela expôs duas vezes o seu trabalho no Brasil, mas entende que esta exposição “é especial”, porque as suas obras “compartilham o mesmo salão com culturas diversas”.

Os alunos não só escolheram as peças que queriam expor, como ainda ajudaram a montar a exposição. O principal problema foi, dizem, a estruturação da montra, devido à natureza muito diversificada das obras. “Aprendemos a dividir o espaço na hora da composição e a compartilhar as nossas obras com outras obras de arte”, entende Rafaela, acrescentando que, por isso mesmo, “foi uma experiência muito enriquecedora”.

Opinião similar tem Fernando Pinto Coelho, um dos responsáveis pela montagem da exposição e professor de pintura da faculdade, que explica que “conciliar discursos diferentes num espaço”, de forma a “criar um espaço com homogeneidade”, foi o grande desafio. No entanto, O resultado final é importante porque, desta maneira, os alunos têm, ao verem expostas as suas obras, “a noção do trabalho que estão a fazer”. Tal mostra serve, igualmente, para “dignificar o trabalho dos alunos” e fazê-los “sentirem-se melhores” artistas.

A exposição insere-se nas comemorações dos 230 anos da FBAUP e está patente na sala de exposições do Museu da FBAUP até 18 de Junho. As portas estão abertas aos visitantes de segunda a sexta-feira entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h00 às 18h00. A entrada é livre.