De Leste para o Ocidente, o jovem ucraniano partiu à aventura apenas com uma mochila às costas. Há nove anos, Sérgio Galutsky chegou a Portugal em busca de novas experiências e aprendizagens.

A loja “Troika”, na Rua do Almada, deu-lhe uma oportunidade de emprego e ajudou a sua integração na Invicta. Os clientes são maioritariamente imigrantes e turistas, que procuram produtos de Leste ou simples lembranças portuguesas.

“Tive alguma dificuldade para me integrar, mas a cultura é bastante parecida. As pessoas são muito simpáticas e ajudam sempre”, refere. Sérgio Galutsky considera que, quanto mais jovem for o imigrante, mais facilidade tem de se adaptar à vida noutro país. O truque, diz, “é falar e conviver sempre com um português”.

O imigrante ucraniano é apaixonado pelas tradições portuguesas e participa sempre no S. João e nas romarias do Porto. Actualmente, não integra nenhuma associação de Leste porque “não precisa” e não pensa regressar à Ucrânia.

Intercâmbio de culturas

A “Kalina”, única associação no Porto para emigrantes de Leste, foi criada há dois anos. Conta com doze nacionalidades e cerca de mil imigrantes, que são, na sua maioria, ucranianos.

Alina Dudcó, presidente da associação, saiu da Moldávia há dez anos. Apesar de a maior comunidade de moldavos estar em Lisboa, Alina escolheu o Porto para a criar a associação, porque, “no Norte, as pessoas são mais carinhosas e simpáticas”.

A Kalina oferece aulas de russo para portugueses e realiza cerca de sete espectáculos culturais por ano, onde são também integrados grupos nacionais. “Isto é intercâmbio cultural”, refere Alina, que já considera Portugal a “sua casa”.

A vontade de dinamizar é muita, mas a associação enfrenta um problema. “Há pouco apoio institucional e local. Está todo em Lisboa e aqui precisávamos de mais”, revela.

Apesar dos vários pedidos à Câmara Municipal do Porto (CMP), a Kalina ainda não dispõe de uma sede própria. “É triste. A Câmara Municipal do Porto não ajuda ninguém”, confessa Alina. O JPN tentou contactar a CMP acerca dos pedidos da associação para a obtenção de um espaço para a sede, mas não obteve resposta.