As quatro salas de cinema do Shopping Cidade do Porto vão mesmo encerrar. António Costa, da Medeia Filmes, que gere as salas, confirmou, ao jornal Público, que o encerramento acontecerá no final do mês. Uma das razões que levou ao encerramento, explica António Costa, deve-se à incapacidade da empresa de comprar um novo equipamento digital para as salas, de forma a acompanhar a crescente aposta dos distribuidores dos filmes digitais e o abandono da película.

Na mesma entrevista, António Costa confirma que as exibições da Medeia Filmes no Cine-teatro do Campo Alegre não vão cessar e adianta que as actividades poderão ser alargadas pontualmente a outras salas de cinema do Porto.

O encerramento do espaço no Bom Sucesso deixa, no entanto, muitos clientes com poucas alternativas. Miguel Azevedo costuma ir “uma ou duas vezes por mês” ao cinema do Shopping Cidade do Porto, pois este oferece filmes que “não vão estar a ser exibidos em mais nenhuma sala”. “Vou aos cinemas do Cidade do Porto sobretudo para ver filmes que não veria em mais lado nenhum”, exemplifica.

Para além da lacuna criada na exibição de cinema independente no Porto, o encerramento do espaço “deixa o centro comercial completamente descaracterizado”. “Fará muita falta, quanto mais não seja pelo valor nostálgico”, confirma Miguel. Apesar de tudo, compreende a decisão da empresa. “No caso dos cinemas do Cidade do Porto acho compreensível que a Medeia não queira fazer o investimento de instalar tecnologia digital”, explica.

Miguel relembra, no entanto, que o encerramento já esteve eminente, mas que as portas se mantiveram abertas.

Encerramento “inevitável”

João também costuma ir “regularmente” ao Cinema Cidade do Porto. “Vejo quase todos os filmes lá exibidos, menos os mais comerciais. Esses vejo noutras salas de melhor qualidade e com bilhetes mais baratos”, refere.

Na altura de escolher uma sala para ver cinema, o que mais pesa é, para João, o cartaz. “Escolho o Cidade do Porto porque tem filmes que me interessam mais e que não encontro em mais nenhum lado”, esclarece. A sala vai fazer “sem dúvida”, “muita falta ao Porto”, pois é, para João, “a única a fazer distribuição de filmes independentes”. “A Medeia [empresa que gere o Cidade do Porto] é um caso único na cidade”, explica.

O encerramento era, também para João, “inevitável”, tendo em conta o reduzido número de clientes. “Não esperava era que fosse tão rápido”, confessa, acrescentando que, no entanto, o encerramento “era de esperar”.

A decisão de encerrar as quatro salas de cinema do shopping Cidade do Porto surge numa altura em que se volta a discutir a ilegalidade do centro comercial portuense e se pondera a sua possível demolição.