Depois de nove meses de trabalho, o Close-Up chega finalmente ao seu término. Os trabalhos dos 27 alunos seleccionados da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP) vão estar em exibição, a partir de quinta-feira, e até 1 de Julho, no edifício da antiga sede da RDP, na Rua Cândido dos Reis.

Horários:

we are ready for our [close-up] abre ao público às 11h00 todos os dias. De domingo a quinta-feira, encerra às 20h00. À sexta e ao sábado, as portas fecham-se às 24h00. A entrada é livre para todas as actividades, com excepção da festa no Plano B (5 euros).

Cabe aos Plaster of Paris a tarefa animar as hostes em dia de inauguração. Os britânicos actuam às 23h00, uma hora depois da abertura da exibição. No dia seguinte, sexta-feira, a festa alarga-se ao Plano B com vários artistas convidados.

No entanto, a iniciativa “we are ready for our [close-up]” não é uma simples exposição, explica, ao JPN, Márcia Novais, ideóloga da iniciativa. Cumprindo o propósito de “catalisar o debate”, vão realizar-se várias conferências no edifício da antiga sede da RDP sob a alçada da iniciativa. Todas a 7 de Julho.

“Empregabilidade no Mercado Criativo” reúne, às 15h00, João Martino e Alejandra Montecinos, do Atelier Martino&Jaña, Pedro Almeida, docente da Universidade de Aveiro, e Ricardo Nicolau, curador e adjunto do director do Museu de Serralves.

Mais tarde, às 17h00, a sessão “Os Projectos Culturais Independentes na Regeneração dos Centros Urbanos” convida a administradora da Quartenaire Portugal, Elisa Pérez Babo, e a historiadora de arte, Dalila Rodrigues. A encerrar o dia, às 19h00, realizam-se as Short Talks, que apresentam dez projectos criativos de alunos da FBAUP.

Para já, e apesar da vontade, ainda não é certo que o evento tenha continuidade no próximo ano, confessa Márcia Novais. “Foi um processo bastante forte. É óptimo ver estes resultados no fim destes nove meses.”