A edição 2010 do Red Bull Air Race no Porto e em Vila Nova de Gaia já não vai acontecer. A prova estava marcada para o mês de Setembro, mas foi cancelada pela organização.

A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias, que cita um comunicado da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em que a autarquia explica que “foi informada pela Red Bull Air Race” de que a prova já não se realizaria em Portugal este ano devido a “motivos de natureza económico-financeira ligados à crise internacional”.

A decisão surge após o acordo entre as câmaras municipais de Lisboa e Porto, acordo esse que previa a alternância da prova entre as duas cidades.

Câmara do Porto surpreendida

Em comunicado, a Câmara do Porto diz-se surpreendida com este anúncio, “sobretudo depois da disponibilidade para o necessário esforço financeiro, demonstrada pelas entidades locais e nacionais no sentido de manter a prova em Portugal, mais propriamente no Porto”.

“A Câmara do Porto já tinha, inclusive, entregue, em tempo oportuno à organização, a garantia bancária para o efeito reclamada a todos os financiadores”, pode ler-se no documento.

A autarquia diz ainda que na segunda-feira a organização teve uma reunião de trabalho no Porto, “onde foram acertados mais alguns pormenores, nada fazendo supor esta súbita decisão”.

Apesar dos ataques da autarquia gaiense que, em comunicado, responsabilizou a “falta de profissionalismo” dos “responsáveis do Turismo de Portugal e de alguns autarcas”, a Câmara do Porto apresenta outra postura. “Cabe, no entanto, uma palavra especial aos Srs. Presidentes da Câmara de Lisboa e do Turismo de Portugal. O primeiro ao se mostrar disponível para que a realização da prova fosse alternadamente no Douro e no Tejo e o segundo por ter assegurado o financiamento nos termos e nos montantes que a própria organização solicitou.”

Turismo de Portugal igualmente surpreendido

O Turismo de Portugal também manifestou surpresa com esta “decisão unilateral” da organização da Red Bull Air Race.

“O promotor da Red Bull Air Race optou por cancelar a prova, apesar do acordo que tinha estabelecido com o Turismo de Portugal, as Câmaras Municipais de Lisboa, Oeiras, Porto e Gaia e a ATL-Turismo de Lisboa”, refere a instituição, em comunicado.

O organismo salienta, ainda, que cumpriu “escrupulosamente com todas as obrigações que tinham sido aceites”, tal como as autarquias envolvidas e a ATL. “Contudo, apesar de todo o empenho e garantia do cumprimento dessas obrigações – que o próprio promotor reconheceu em comunicado -, a organização da Red Bull Air Race entendeu cancelar a prova, o que demonstra a falta de fiabilidade do promotor.”

O Turismo de Portugal mostra-se “disponível” para “encontrar a melhor solução que permita a realização” de eventos da mesma dimensão, “com forte impacto positivo na economia regional e na projecção turística internacional do País”.

Artigo actualizado às 17h42