Thomas Kröger, um arquitecto de Berlim, foi o grande vencedor do Concurso de Arquitectura para a Requalificação do Museu do Carro Eléctrico do Porto. Para casa, levou 12500 euros de prémio e a consagração. O projecto vencedor foi apresentado na quinta-feira no edifício a recuperar, antiga Central Termoeléctrica de Massarelos, onde agora se encontra instalado o museu.

O projecto a adoptar prevê, entre outras alterações, uma nova entrada para o museu, que será feita através de uma escadaria. O vidro terá um papel preponderante na reformulação, por forma a permitir uma maior visibilidade para o rio Douro, mesmo em frente ao edifício.

A escolha recaiu sobre a proposta do alemão porque, explica José Manuel Gigante, presidente do júri, esta estava “muito bem articulada e estruturalmente segura” e teve em consideração “os edifícios existentes”. “Trata-se de uma proposta de carácter realista, de teor algo clássico e racionalista”, através da “introdução ‘cirúrgica’ de novos elementos” respeitando os já existentes, diz o arquitecto.

Para Fernanda Meneses, presidente da STCP, a restauração do edifício é importante, pois este é um “símbolo da arquitectura do Porto”. Congratulando-se com “o nível de adesão ao concurso”, Fernanda Meneses não deixou de destacar o facto de terem recebido “projectos de arquitectos internacionais”.

“Para a STCP, este é um projecto muito especial, porque honra o passado da empresa e tem a ousadia de tentar ajudar a escrever o seu futuro”, entende.

Concurso público para a construção lançado em 2011

Gonçalo Gonçalves, vereador da Câmara Municipal do Porto (CMP) presente na apresentação, realça que o edifício quase centenário faz duplamente “parte da história da cidade” pela sua história como central termoeléctrica e por acolher, agora, um museu ddedicado ao carro eléctrico, parte da “tradição portuense”. O vereador da CMP salienta, ainda, que a localização do edifício é “muito boa” e que a reformulação do museu “pode tornar esta zona num grande pólo turístico”.

Para além da presença do arquitecto premiado, que explicou aos presentes a sua ideia vencedora, os segundo e terceiro classificados também apresentaram os seus projectos. Depois da cerimónia, foi inaugurada, no espaço de exposições do museu, uma exposição com os 49 projectos que foram a concurso. Entre as dezenas de candidaturas, contaram-se diversos projectos de arquitectos estrangeiros.

O concurso público foi lançado pela SCTP a 4 de Janeiro de 2010, com o objectivo de seleccionar uma proposta de reformulação do edifício da antiga Central Termoeléctrica de Massarelos, onde agora se encontra instalado o Museu. A obra terá um investimento estimado de 8.6 milhões de euros e o concurso público para a sua realização será aberto no início de 2011.