Depois de duas edições organizadas pela Universidade do Porto, o Festival Internacional de Vídeo Universitário U.FRAME é acolhido este ano pela Universidade da Corunha. De 29 de Setembro a 2 de Outubro estarão a concurso os trabalhos audiovisuais de estudantes de todo o mundo.

Os projectos submetidos dentro das categorias Documentário, Ficção, Animação e Experimental serão seleccionados pelo júri para serem apresentados a concurso durante o Festival.

O U.FRAME começou como uma parceria da Universidade do Porto e da Universidade da Corunha. Segundo Joana Miranda, da coordenação executiva do festival na UP, “a ideia era ser um ano no Porto, outro na Corunha”, atribuindo um carácter “itinerante” ao certame. No entretanto, o festival cresceu e conta agora com a organização da Universidade do Texas em Austin (EUA) desde o ano passado, a que se juntaram a Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul) e da Universidade Tecnológica Nayang (Singapura).

Na segunda edição do U.FRAME, no ano passado, Adriano Cerqueira, da Universidade do Porto, recebeu uma menção honrosa pelo filme “Mulheres da (segunda) vida“, realizado com mais três colegas. Em 2008, a presença portuguesa na primeira edição do festival foi marcada pelos vencedores dos prémios Melhor Experimental e Media Light.

O prazo para o envio de vídeos termina na próxima quinta-feira, sendo que a inscrição pode ser feita através do site do festival por correio, enviando o formulário e os documentos requeridos para a morada indicada no regulamento, juntamente com o video.

Notícia corrigida às 23h50 de 14 de Julho de 2010