A bancada nascente, destinada ao público em geral, estava composta esta tarde, sexta-feira, para ver os últimos jogos da fase de grupos. Nem mesmo o sol abrasador afastou os muitos portugueses que vieram até ao Bessa XXI apoiar os grupos masculino e feminino da selecção universitária de rugby sevens. Em jogo estava um lugar na meia-final de amanhã, sábado.

O que aconteceu, no entanto, apanhou muitos de surpresa, especialmente os que têm assistido aos jogos todos os dias. A equipa portuguesa, até agora invencível, sofreu a sua primeira derrota frente ao Canadá. O jogo, dominado pelas canadianas, acabou com o resultado 9 – 34. Antes, ao final da manhã, as portuguesas conseguiram vencer o Guam por 0 – 51. Mesmo assim, a equipa avança na competição, ao alcançar o segundo lugar do grupo A.

Invencível continua o grupo masculino, que terminou a tarde de jogos com uma vitória frente à Rússia, conseguida no último segundo. 19 -12 foi o resultado final de um jogo bastante renhido, tido por muitos como uma final antecipada, disputada por duas das equipas favoritas a vencer a competição.

De manhã, a partida frente ao Líbano terminou com uma clara vitória de Portugal por 68 – 0. Ao início da tarde, a equipa portuguesa também já tinha vencido a Bélgica por 45 – 7. Líder do Grupo C, Portugal passa, assim, às meias finais e disputará amanhã a presença na final.

Depois do último jogo, foi entregue à equipa portuguesa a taça do campeonato europeu, de onde saíram vencedores. O grupo aproveitou a presença dos muitos adeptos para partilhar a vitória, mostrando o troféu às bancadas e cumprimentando os mais jovens fãs.

O campeonato decide-se durante o dia de amanhã, último da competição realizada pela primeira vez em solo português.