Ao Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Grazia Toderi traz as suas obras mais recentes, entre as quais “Rosso Babele” (2006). A primeira apresentação individual da artista na instituição abre as portas ao público este sábado e decorre até 31 de Outubro.

Nas suas obras, a artista italiana recorre ao vídeo e à fotografia como “instrumento” para transmitir a sua mensagem. “Não sabemos, não sei o que é a realidade, e utilizo o instrumento que me ajuda a transmiti-la: pode ser vídeo, desenho ou fotografia”, disse Toderi, em declarações aos jornalistas, esta quinta-feira.

Duas obras foram feitas especialmente para esta exposição: “Atlante” e “Diaframma”. Em “Atlante”, o mar, as rochas e restantes pormenores da costa portuguesa surgem em duas placas dispostas como um livro aberto. Projectadas, as fotografias animadas com novos pontos de luz são representadas dentro de círculos – “órbitas” – que, em conjunto, personificam os olhos da artista através dos quais podemos ver a realidade.

O director do Museu e comissário da exposição, João Fernandes, explica que estas duas obras são uma espécie de presente da artista: “é um trabalho que Portugal lhe deu e ela agora devolve as imagens ao país que lhas ofereceu”. “São reflexos do sol, da luz. [Portugal] é um país que está na borda, em que as pessoas chegam à praia e olham o horizonte. Existe um respeito pelo mar”, refere a artista.

“Orbite Rosse” e “Rosso Babele” são outras obras em exposição. A primeira (ver imagem principal) foi criada para a Bienal de Veneza do ano passado, em resposta ao convite lançado à artista para participar na exposição conjunta Making Worlds. Já “Rosso Babele” trata-se de um cruzamento de imagens de várias cidades que constitui uma Torre de Babel que se constrói e desfaz. É, para João Fernandes, “uma das grandes imagens produzidas na arte do nosso tempo”.

Grazia Toderi nasceu em Pádua, Itália, em 1963. Estudou na Academia de Belas-Artes em Bolonha e começou a expor os seus trabalhos há cerca de vinte anos.

Artigo corrigido às 16h53

*Imagem: Cortesia da artista