A galeria Vieira Portuense recebe, a partir de sábado, uma exposição composta por obras de dez artistas galegos. Esta não é, no entanto, a primeira exposição de artistas da Galiza a ter lugar na galeria. Como explica ao JPN Agostinho Costa, curador da exposição, a exposição “surgiu da troca de impressões com vários artistas plásticos da Corunha que expuseram na galeria, entre eles Maria Carmen Calviño, vice-presidente da Associação dos Artistas da Corunha”. “Antes deste evento, já ocorreu intercâmbio entre artistas galegos e a galeria”, explica.

A iniciativa, entende, fortalece os laços entre as duas culturas e serve para divulgar o Porto além-fronteiras. “A maior parte dos artistas que expõem estão presentes nas inaugurações e instalam-se na cidade que percorrem, o que potencia uma melhor divulgação da nossa cidade e da nossa cultura”, afirma. Por outro lado, “a pintura galega tem sido muito apreciada na galeria”, causando uma “grande afluência de artistas portugueses”, que resulta numa “autêntica troca de experiências entre os artistas plásticos portugueses e os galegos”.

Os artistas galegos atravessam “com agrado” a fronteira, pois “as obras de arte têm uma vocação de universalidade”. “Temos previsto organizar todos os anos, em Agosto, uma exposição da Associação dos Artistas da Corunha na nossa Galeria. Este ano expuseram dez artistas. Para o ano exporão outros dez da mesma associação”, exemplifica.

Mas o inverso também acontece. Os artistas portugueses, através da parceria com a Associação de Artistas da Corunha, conseguem também ter espaço em terras galegas. Os dez artistas escolhidos para integrar esta exposição são Ana Lamuño, António Cuadrado,José Muinelo,Joaquin Castiñeiras Bermúdez,Mari Cármen Calviño, Miguel Zelada,Pilar López Román,Rosa Guisán,Sara Garrote (Chuca) e Tareixa Barros. A inauguração acontece às 16h00 de sábado, a que se seguirá uma sessão de poesia e um Porto de honra.

A exposição estará patente no espaço da Galeria Vieira Portuense até dia 25 de Setembro e terá as portas abertas de terça a sábado, das 9h30 às 19h00 e aos domingos, das 13h00 às 18h00.