Com o objectivo de “reconhecer anualmente o que de melhor é produzido pelos média noticiosos em Portugal”, o Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber), estrutura do Centro de Estudos de Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media) da U.Porto (UP), encontra-se a organizar a terceira edição dos Prémios de Ciberjornalismo.

Segundo o anúncio, dado no site oficial, o período de candidaturas abre na próxima semana, a 15 de Setembro, e decorre durante um mês.

Às categorias em concurso – “Última Hora”, “Reportagem Multimédia”, “Videojornalismo Online”, “Infografia Digital” e “Ciberjornalismo Académico” – podem concorrer todos os sites de órgãos noticiosos portugueses com actualização regular.

O vencedor da secção “Excelência Geral em Ciberjornalismo” é escolhido pelo júri, constituído por Helder Bastos e Fernando Zamith, da U. Porto, João Canavilhas, da U. Beira Interior, Luís António Santos, da U. Minho e João Simão, U. de Trás-os-Montes e Alto Douro. A estes nomes, juntam-se ainda o de Elvira García Torres, da Universidad CEU Cardenal Herrera, em Espanha, e o de Marcos Palacios, da Universidade Federal da Bahia, no Brasil.

Este ano, cabe ao júri eleger os vencedores das várias categorias. No entanto, os trabalhos finalistas são ainda submetidos a uma votação online, que vai decorrer no site do ObCiber entre 15 e 22 de Novembro, cujo resultado será igualmente anunciado.

Os galardões vão ser entregues durante o II Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que decorre a 9 e 10 de Dezembro na U. Porto. Os temas das comunicações visam dois grandes temas: “Modelos de negócio para o jornalismo na Internet” e “Redes sociais e ciberjornalismo”.